Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas realiza fiscalizações em dois hospitais municipais do sul do Estado

Tribunal de Contas realiza fiscalizações em dois hospitais municipais do sul do Estado

20 Visualizações
Publicado: 13 de fevereiro de 2026 - Última Alteração: 13 de fevereiro de 2026

Tamanho da Fonte

Entre os dias 9 e 13 de fevereiro a equipe da Coordenadoria de Auditorias  Especiais realizou vistorias surpresas nos hospitais de Dueré e de Figueiropolis

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) realizou mais uma etapa de fiscalizações surpresa em unidades hospitalares do interior do Estado. Desta vez, as vistorias ocorreram nos municípios de Dueré e Figueirópolis, reforçando a atuação do projeto TCE de Olho na região sul do Tocantins.

Os técnicos seguiram para o hospital municipal Antonio Rodrigues de Araújo, em Dueré, o quarto a ser vistoriado só em 2026 e o 10° desde o início do projeto em 2025. A entrada na unidade foi no fim da tarde de segunda-feira, 9, e os trabalhos seguiram ate a terça-feira, 10.

A equipe se dividiu para atuar nos diversos setores do hospital e verificar tudo de perto: estrutura, documentação, protocolos de atendimentos, salas de exames, de internação e escalas dos plantonistas  que podem comprometer a saúde do profissional, caso não estejam sendo cumpridas de acordo com a lei. 

O  TCE de Olho atua de forma consensual e colaborativa com a gestão e ao longo das fiscalizações tem gerado bons resultados para a população.  Segundo o auditor de Controle Externo e coordenador de Auditorias  Especiais (COAES), Saulo Souza, o fator surpresa é essencial para retratar a realidade das unidades. “Nesta segunda fase do projeto, em que já estamos no 11° hospital fiscalizado, o foco não é trazer prejuízo ou expor a gestão municipal, mas garantir que o cidadão receba um serviço de saúde de qualidade”, destacou.

Hospital municipal de Figueiropolis

Após a vistoria em Dueré, a equipe permaneceu na região sul do Estado e deu continuidade às fiscalizações no Hospital Municipal de Pequeno Porte Dr. Martins Rodrigues da Luz, em Figueirópolis, entrando na unidade no início da tarde da última quarta-feira, 11.

 A avaliação detalhada sobre o funcionamento e a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, dos laudos técnicos, da sinalização de segurança, da validade do extintores, e do estado das ambulâncias foram alguns quesitos que integraram a vistoria surpresa. Os médicos, gestores e pacientes também foram ouvidos.

Próximos passos

Concluídos os trabalhos, o proximo passo da COAES é a elaboração de um relatório técnico com apontamentos das falhas encontradas e recomendação de um plano de ação corretivo adaptado à realidade das unidades de saúde. Consolidados os dados, todo o material será encaminhado à 5ª Relatoria para análise e parecer final.