Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas integra ação cidadã do TJTO no Dia D do projeto JUS em Ação na Região do Jalapão

Tribunal de Contas integra ação cidadã do TJTO no Dia D do projeto JUS em Ação na Região do Jalapão

46 Visualizações
Publicado: 4 de novembro de 2025 - Última Alteração: 4 de novembro de 2025

Tamanho da Fonte

Iniciativa aproxima os órgãos de Justiça e de Controle da sociedade e garante direitos  

A união de forças de órgãos municipais, estaduais e instituições que zelam pelos direitos dos cidadãos, como o Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) e o Poder Judiciário, fortalece políticas públicas e assegura direitos, como o que ocorreu no 4º encontro do Dia D do JUS em Ação. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça (TJTO), nesta segunda-feira, 03, na Região do Jalapão, levou justiça e dignidade a quem mais precisa – o cidadão, assegurando atendimentos gratuitos. A Corte de Contas foi representada pelo conselheiro substituto Márcio Aluízio Moreira Gomes que acompanhou de perto a caravana de cidadania.

A participação do conselheiro substituto reforça a atuação da Corte e seu compromisso com o cidadão, uma vez que a missão do TCETO é zelar pela correta aplicação dos recursos públicos com transparência e garantir cidadania.

Iniciativa aproxima os órgãos de Justiça e de Controle com o cidadão, e estreita a atuação dos entes com foco no bem comum, como ressaltou Márcio Aluízio Moreira Gomes.  “Além de fortalecer laços entre as instituições e discutir temas importantes relacionados à justiça, saúde e à gestão pública, essas ações promovem a união entre os públicos externos e internos”, enfatizou.

Dia de serviços

A caravana do Poder Judiciário do Tocantins levou atendimentos gratuitos à população local como emissão de carteiras de identidade nacional (SSP/TO), títulos eleitorais (TRE/TO), certidões e registros de nascimento (CGJUS), além de mutirões de conciliação e mediação (Nupemec) e orientações jurídicas.

De acordo com o TJTO, o projeto contabilizou mais de 200 atendimentos e 190 audiências designadas para a comarca, que abrange sete municípios: Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

*Com informações do TJTO.