Tribunal de Contas apoia o Proerd como política de prevenção na primeira infância
Tamanho da Fonte
Programa de Resistência às Drogas busca ser inserido como atividade extracurricular nas escolas municipais
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha, e o conselheiro Severiano Costandrade receberam, na tarde desta terça-feira, 18, equipes da Polícia Militar (PM), do Tribunal de Justiça, da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e da Secretaria de Educação (Seduc) no gabinete da presidência para tratarem sobre a inserção do Programa de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas municipais.
O objetivo é unir forças para sensibilizar os gestores municipais para inclusão do programa como atividade extracurricular.
Em resposta ao pedido da PM, que atua no Proerd, o presidente Alberto Sevilha dispensou total apoio à causa e colocou o Tribunal à disposição para atuar em conjunto e potencializar sua inclusão nas escolas municipais. Ele observou que a prevenção, um dos focos do programa, é um dos principais meios de zelar pelo futuro das crianças e de suas famílias.
Para 2026, 56 municípios já contarão com o programa na grade curricular. Um número atingido com o apoio do programa.
Proerd no TCE de Olho no Futuro
O Proerd integra o Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância e já alcançou 267 crianças durante os encontros regionais que ocorreram nos seis municípios-polo: Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguatins e Araguaína.
A ideia é que a partir deste encontro, os municípios conheçam o trabalho realizado, o alcance, o objetivo e os efeitos práticos que trabalham a prevenção na base de sustentação da família e o protagonismo juvenil.
O conselheiro Severiano, coordenador-geral do Programa TCE de Olho no Futuro também enfatizou o papel indispensável de todos os órgãos para que o Proerd chegue ao maior número de crianças possível e sinalizou total apoio à causa.
As coordenadoras técnicas do Programa Aliança pela Primeira Infância, Dagmar Gemelli e Thalyta Fernandes também participaram da reunião.












