Tribunais de Contas vão realizar auditoria operacional com foco na primeira infância

Tamanho da Fonte
Proposta foi apresentada durante reunião do Comitê Técnico do Instituto Rui Barbosa
Em reunião virtual com conselheiros e representantes dos Tribunais de Contas de todo País, realizada no último dia 21 de maio, foi aprovada pelo Comitê técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (CTP/IRB) uma Auditoria Operacional (AOP), com objetivo de avaliar a eficiência das políticas públicas de promoção do desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos.
A AOP vai dar ênfase ao programa federal de visitas domiciliares, além de outras iniciativas, principalmente nas áreas de saúde, educação, assistência social, saneamento e segurança.
A servidora do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), Lígia Braga, participou da reunião, apresentou a proposta e justificou a escolha, a partir da pouca atuação dos TCs na política de proteção à primeira infância, a falta de apoio do poder público nos últimos anos aos programas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Criança Feliz e estratégia de Saúde da Família.
A reunião foi conduzida pelo presidente CTPI/IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO), conselheiro Edson Ferrari, e coordenada pelo assessor do Comitê, Halim Antônio Girade.
De acordo com os representantes do CTPI/IRB a auditoria vai permitir o conhecimento aprofundado das políticas de visitação domiciliar e o diagnóstico completo da adoção e estruturação dentro das redes municipal e estadual de proteção à criança. O Conselheiro Edson Ferrari explicou que a partir da aprovação da AOP, o grupo de trabalho vai avançar no projeto e futuramente apresentar a formatação final, que vai ser aprovada pelos Tribunais de Contas, respeitando as características de cada região.