Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunais de Contas receberão recomendação para ampliar acessibilidade e inclusão

Tribunais de Contas receberão recomendação para ampliar acessibilidade e inclusão

58 Visualizações
Publicado: 19 de fevereiro de 2025 - Última Alteração: 19 de fevereiro de 2025

Tamanho da Fonte

Nota recomendatória reforça compromisso com acessibilidade no controle externo

Uma nota recomendatória assinada por diversas entidades do controle externo será encaminhada aos Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas em todo o país, orientando a adoção de medidas concretas para garantir acessibilidade e inclusão. O documento sugere a criação de comissões especializadas, adaptação de ambientes e processos de trabalho, e a dedicação de servidores exclusivamente ao tema. A iniciativa foi anunciada durante o lançamento do Ano da Pessoa com Deficiência no Controle Externo Brasileiro, realizado nesta terça-feira (18), em Brasília, com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha, e do conselheiro Severiano Costandrade.

A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), marca o décimo aniversário da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) e prevê, ao longo de 2025, a realização de seminários, webinários, oficinas, campanhas de conscientização e atividades culturais. Os temas abordados incluirão capacitismo, acessibilidade digital e arquitetônica, inclusão no mercado de trabalho e educação, promovendo um amplo debate e incentivando a adoção de práticas inclusivas no âmbito do controle externo.

Durante o evento, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, destacou a importância da iniciativa para transformar a realidade das pessoas com deficiência no Brasil. O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, também reforçou a necessidade de sensibilização e de um compromisso contínuo com a eliminação de barreiras.

A nota recomendatória assinada por diversas entidades do setor é um marco importante na promoção da acessibilidade e inclusão nos Tribunais de Contas. O documento apresenta recomendações para que essas instituições adotem medidas estruturais e organizacionais que garantam acessibilidade arquitetônica, comunicacional e metodológica. Nos próximos dias, o documento será encaminhado aos Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas, além de ser publicado nos sites das entidades signatárias.