Tribunais de Contas do Brasil debatem sustentabilidade e governança

Tamanho da Fonte
Conselheiro ouvidor, Manoel Pires e servidores do TCETO participam do Enccon 2025
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) está sendo representado por conselheiro e servidores no Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCON 2025), com o tema central “Sustentabilidade e Governança: Para um Futuro mais Transparente e Inclusivo”, entre os dias 24 e 27 de setembro, no Amapá.
Participam o conselheiro ouvidor, Manoel Pires dos Santos, o diretor do Núcleo de Controle Interno, Arlan Marcos Lima Sousa, a chefe de gabinete da Corregedoria, Aida Maria do Amaral e as assessoras Kamilla Oliveira e Emilly Ribeiro que vão trocar experiências para um trabalho cada vez mais pautado na ética e na transparência e dentro das mudanças atuais.
O ENCCO 2025 é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social.
O objetivo é promover o intercâmbio de informações entre os órgãos do Sistema de Controle Externo brasileiro, destacando boas práticas nas áreas de ouvidoria, corregedoria e controle interno que vão subsidiar as Cortes de Contas e órgãos da administração pública que desenvolvem atividades nas três áreas temáticas, além de cooperar com ações da sociedade civil interessada em atuar no controle social da implementação de políticas públicas.
Programação
A programação é extensa e conta com palestras e painéis de discussão com pautas que abordam desafios do desenvolvimento sustentável em cenário de mudanças climáticas, sustentabilidade, controle público, inovação, corregedoria preventiva, governança e sustentabilidade, tecnologia e inovação na gestão de processos correcionais, transparência e a participação social, entre outros.
Evento se encerra no próximo sábado, 27, com visita técnica ao Sistema de Governança da Educação no Arquipélago do Marajó (PA): a Experiência do GAEPE do TCM PA.
*Com informações do Instituto Rui Barbosa



