Treinamento no IFTO capacita servidores do TCE/TO sobre pavimentação de obras
Tamanho da Fonte
Objetivo é fornecer subsídios técnicos para a elaboração dos relatórios de auditoria e pareceres
Na tarde desta segunda-feira, 4, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) deu início ao primeiro módulo do treinamento para a prática de ensaios de controle tecnológico de obras de terraplanagem e pavimentação. O curso é realizado em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições.
De acordo com o instrutor, Alexandre Cerqueira de Jesus, a iniciativa visa capacitar os servidores da Corte, que atuam na Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (CAENG), para a realização dos ensaios de qualificação e avaliação de materiais, tanto da parte de mecânica dos solos, como na parte de pavimentação. “Todos esses ensaios são justamente para avaliar como estão as condições das obras rodoviárias aqui no Estado”, explicou Alexandre.
Com o treinamento, o TCE visa dar mais agilidade e efetividade nas ações do controle externo, bem como fornecer subsídio técnico na elaboração dos relatórios de auditoria e pareceres técnicos.
O auditor de controle externo do TCE, Thiago Dias de Araújo e Silva, explica que além de verificar nas inspeções em campo se as construtoras têm feito os ensaios corretamente, também será possível trabalhar com os resultados obtidos e aplicá-los nas auditorias. “Então, com esses ensaios, a gente vai poder chegar a essas conclusões bem embasados tecnicamente”, pontuou.
Conforme Thiago, o treinamento faz parte do “QualiObras”, um projeto do Tribunal de Contas, aplicado a obras públicas. “A partir do ano que vem, o TCE vai a campo fazer ensaios em rodovias, pavimentos e aterros para poder aferir a qualidade e, também, quantificar os materiais”, finalizou.
O treinamento foi dividido em duas fases. A primeira segue até o dia 8 de novembro, já a segunda inicia em 18 de novembro e segue até o dia 22.