TRE-TO outorga Medalha e Diploma do Mérito Eleitoral a assessor especial do TCE/TO

Tamanho da Fonte
Honraria se refere à atuação de instituições e profissionais nas eleições no Tocantins
O assessor especial da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), o General de Brigada do Exército Brasileiro na Reserva, Marco Antônio Martin da Silva, recebeu a Medalha e Diploma do Mérito Eleitoral do Tocantins do TRE Tocantins. A Sessão solene de outorga da homenagem aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, no Plenário do TRE, em Palmas.
A homenagem foi entregue pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, em reconhecimento à instituições e profissionais que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral do Tocantins. O General Martin foi homenageado em lembrança quando comandante-geral do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, no período de 2010 a 2012.
Na época, o então comandante disponibilizou 600 homens do Exército nas eleições de 2010, no Tocantins. O contingente atuou em aldeias e nas sete maiores cidades do Estado.
Na entrega da homenagem, o desembargador Helvécio Brito de Maia Neto destacou que a atuação das instituições de segurança garantiram a realização das eleições de forma organizada e pacífica. “É um reconhecimento do dever cumprido de cada instituição de exercer com zelo, competência e brilhantismo os trabalhos durante o período eleitoral”, afirmou o desembargador Helvécio Maia. “Os homenageados e instituições homenageadas nesta sessão solene tiveram seus nomes aprovados pelo Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins, na categoria colaborador, jurista e servidor, e que com suas atuações garantiram a realização das eleições de forma ordeira e pacífica”, complementou o presidente.
Homenagens
De acordo com o TRE/TO, ao todo foram dez homenageados na Sessão desta segunda-feira, 12. As honrarias foram concedidas à Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, representada pelo secretário e delegado Wlademir Costa Mota Oliveira; Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Tocantins, representada pelo superintendente substituto, Guilherme Francisco; Superintendência Estadual Tocantins da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), representada pelo superintendente Renato Ottoni Nepomuceno; a Polícia Federal, representada pelo seu superintendente Reginaldo Donizetti Gallan Batista; e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, representado pelo comandante, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias. E também o chefe do Estado Maior da PM, Cláudio Thomaz Coelho de Souza; assessor militar do Tribunal de Justiça do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa; juiz Gilson Coelho Valadares; o general de Brigada do Exército Brasileiro na Reserva Marco Antônio Martin da Silva; e o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos.
A medalha
A Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins, foi instituída pela Resolução TRE-TO nº 19, de 9 de dezembro de 2003 consiste em honraria destinada a galardoar pessoas físicas e entidades, nacionais e estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Tocantins, merecem especial distinção. Acompanha a Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins um diploma assinado pelo presidente do TRE-TO, que está registrado no “Livro do Mérito Eleitoral”. (Com informações da Ascom TRE/TO)
