Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Terceira Relatoria do TCETO se reúne com secretariado de Palmas para impulsionar coleta seletiva na capital

Terceira Relatoria do TCETO se reúne com secretariado de Palmas para impulsionar coleta seletiva na capital

256 Visualizações
Publicado: 25 de junho de 2025 - Última Alteração: 25 de junho de 2025

Tamanho da Fonte

Iniciativa coordenada pelo conselheiro Praxedes busca alinhar secretarias e órgãos municipais às diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

A Terceira Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) se reuniu com secretários municipais e presidentes de instituições de Palmas para discutir a adoção de medidas conjuntas voltadas à ampliação da coleta seletiva de resíduos na capital. A proposta está alinhada às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares).

Conduzida pelo conselheiro José Wagner Praxedes, a reunião aconteceu nesta segunda-feira, 23, e contou com representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos (Obras), Zeladoria, Comunicação, além da Agência Reguladora e da Controladoria-Geral do Município. O objetivo foi sensibilizar os gestores sobre a importância de estruturar um projeto unificado de coleta seletiva que envolva diversas frentes da administração municipal.

A proposta é que a prefeitura faça um projeto que contenha ações de educação ambiental, campanhas de conscientização da população, fiscalização rigorosa dos contratos relacionados ao tema e inclusão de metas no Plano Plurianual (PPA), além da ampliação de iniciativas como os ecopontos já existentes, instalando contêineres em todas as regiões da cidade.

Em um primeiro momento, a mobilização passa pela articulação interna entre secretários e presidentes de órgãos. A construção conjunta do projeto servirá de base para alcançar a sociedade como um todo. Um novo encontro com o conselheiro Praxedes está previsto para agosto, quando os representantes das pastas apresentarão suas propostas e contribuições para o projeto.