Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > TCETO realiza reunião com membros do comitê interinstitucional para avaliação final dos indicadores sociais do Programa TCE de Olho no Futuro 

TCETO realiza reunião com membros do comitê interinstitucional para avaliação final dos indicadores sociais do Programa TCE de Olho no Futuro 

71 Visualizações
Publicado: 30 de janeiro de 2026 - Última Alteração: 30 de janeiro de 2026

Tamanho da Fonte

Dados vão embasar a concessão do Selo Município Amigo do Futuro

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) realizou, nesta sexta-feira, 30, uma reunião para a entrega dos dados consolidados dos indicadores sociais, com a participação dos membros do comitê interinstitucional e de representantes de suas respectivas secretarias. A iniciativa integra a etapa final de avaliação do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que envolve ações nas áreas de educação, saúde, assistência social e cidadania e justiça.

A abertura do encontro foi conduzida pelas coordenadoras técnicas do Programa, Thalyta Fernandes e Dagmar Gemelli, que explicaram que o momento corresponde à avaliação final do Eixo II – Análise dos Indicadores Sociais, terceira etapa do processo avaliativo para a concessão do Selo Município Amigo do Futuro. Nessa fase, foi solicitada a extração e consolidação dos dados referentes ao último quadrimestre de 2025, de acordo com o foco de cada área parceira. 

Na saúde, a análise considera a proporção de vacinas selecionadas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de um ano (Pentavalente, Pneumocócica 10-valente, Poliomielite e Tríplice Viral), além da taxa de incidência de sífilis congênita nos municípios. Na educação, o indicador avaliado é o número de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Já na assistência social, o foco está na adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Na área de cidadania e justiça, são analisados os registros de casos de violação dos direitos da criança e do adolescente, que é realizado pelo sistema SIPIA – CT 

A avaliação é feita com base nas informações coletadas após a execução dos planos de ação, considerando as iniciativas e serviços desenvolvidos pelos municípios no último semestre e as ações realizadas no Dia D da Aliança pela Primeira Infância, com o objetivo de medir os avanços nos indicadores sociais do Programa. 

A consolidação dos dados é essencial para o acompanhamento e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância, além de subsidiar a decisão do Comitê Interinstitucional e da Comissão Técnica sobre a concessão do Selo, garantindo transparência e rigor técnico no processo.

Durante a reunião, Dênia Luz,  diretora-geral de Controle Externo, ressaltou a importância do engajamento dos municípios na execução dos planos de ação. “Vamos fazer um alerta para que os municípios realizem a adesão e a execução do plano para o 2° quadrimestre de 2026, para possibilitar o monitoramento e o cumprimento dos critérios estabelecidos”, afirmou. 

Também estiveram presentes os seguintes representantes das secretarias parceiras do Programa:

Hércules Rodrigues Morais Junior (SETAS), Heverson de Almeida Braga (TCETO), Tobias Saraiva dos Santos, Karinny Marques da Silva, Gisele Silva Carvalho Luz, Marli Jerônimo da Silva Rodrigues e Adriano C. Monteiro (SESAU), Diana Aleixo de Gusmão (SEDUC), e Vamilson Pereira da Silva (SECIJU).