Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > TCETO promove ciclo de palestras com ministros do STJ sobre improbidade administrativa e inteligência artificial

TCETO promove ciclo de palestras com ministros do STJ sobre improbidade administrativa e inteligência artificial

75 Visualizações
Publicado: 6 de maio de 2026 - Última Alteração: 6 de maio de 2026

Tamanho da Fonte

Evento fortalece a integração institucional entre as Cortes e amplia o debate sobre temas estratégicos da administração pública contemporânea

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) realizará, no próximo dia 18 de maio, um ciclo de palestras com ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), abordando temas centrais da administração pública contemporânea: improbidade administrativa e o uso da inteligência artificial no Judiciário.

O evento será realizado no auditório do TCETO, das 9h às 12h, com o tema “Administração Pública e Inteligência Artificial no STJ”, e contará com a participação dos ministros Teodoro Silva Santos e Afrânio Vilela.

O ministro Teodoro Silva Santos ministrará a palestra “A exigência do dolo para caracterizar ato de improbidade administrativa”, abordando as recentes alterações legislativas e a consolidação jurisprudencial sobre o tema, considerado de grande relevância para gestores e operadores do Direito.

Já o ministro Afrânio Vilela apresentará a palestra “A experiência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na utilização da inteligência artificial”, trazendo perspectivas práticas sobre a inovação tecnológica aplicada à gestão institucional e à atividade jurisdicional.

Para o presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, o evento representa um importante avanço institucional na integração entre os órgãos de controle externo, o Poder Judiciário e as inovações tecnológicas. “Receber ministros do STJ, além de ser uma honra para o Tribunal, representa uma oportunidade singular para debater temas tão sensíveis quanto a improbidade administrativa e o uso da inteligência artificial. Esse alinhamento institucional reafirma o compromisso do Tribunal de Contas com a excelência na gestão pública”, destacou.

O evento é destinado prioritariamente a convidados e servidores do TCETO, especialmente aqueles que atuam na área jurídica. Havendo disponibilidade de vagas, a programação também será aberta ao público externo. Mais informações em breve.