Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > TCETO premia vencedor do concurso Fiscalize em 1 Minuto e reforça papel da Ouvidoria

TCETO premia vencedor do concurso Fiscalize em 1 Minuto e reforça papel da Ouvidoria

59 Visualizações
Publicado: 16 de dezembro de 2025 - Última Alteração: 16 de dezembro de 2025

Tamanho da Fonte

Ação estimula a participação cidadã e valoriza a fiscalização social

Os participantes do concurso de vídeos Fiscalize em 1 Minuto visitaram, nesta terça-feira, 16, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO). Durante a programação, foi anunciado o vencedor da iniciativa promovida pela Ouvidoria da Corte, que tem como objetivo incentivar a participação cidadã e o controle social.

O primeiro lugar ficou com Pedro Augusto Ferreira de Andrade Silva, autor do vídeo “Pés no presente e olhos no futuro”, que recebeu como prêmio um iPhone 16. Acompanhado dos pais, o vencedor veio de Gurupi para participar da visita técnica ao Tribunal. Pedro conheceu o concurso por meio do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, no qual atuou como voluntário em seu município. “Exercer meu direito e levar informação a outros jovens foi muito gratificante, pois é assim que a juventude se informa, identifica problemas no município e denuncia por meio da Ouvidoria”.

A iniciativa desafiou os participantes a produzirem vídeos com o tema “Ouvidoria – Instrumentos de democracia participativa e controle social”, abordando a importância da participação da sociedade no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e o papel da Ouvidoria como canal de escuta e denúncia de irregularidades.

As produções destacaram como a fiscalização cidadã contribui para melhorias concretas no dia a dia da população, com impactos diretos em áreas como saúde, educação, assistência social, moradia e alimentação, reforçando o protagonismo do cidadão na construção de uma gestão pública mais transparente e eficiente.

Para o conselheiro ouvidor Manoel Pires dos Santos, o concurso fortalece o vínculo entre o Tribunal e a sociedade. Segundo ele, a participação popular é fundamental para que o controle externo seja efetivo e cumpra seu papel de orientar e melhorar a gestão pública.

O presidente do TCETO, Alberto Sevilha, também destacou a relevância da iniciativa ao aproximar o cidadão do trabalho desenvolvido pelo Tribunal. Para ele, ações como essa ajudam a tornar mais conhecido o papel da fiscalização e incentivam o exercício da cidadania.

Além do vencedor, o segundo lugar foi conquistado por Raissa Oliveira Almeida, com o vídeo “Se até ela fiscaliza, imagine o poder da sua voz”. Já o terceiro lugar ficou com Gabrielle Pereira Castro de Carvalho, autora do vídeo “Toda mudança começa com alguém que decide falar”. As duas receberam como prêmio um Kindle Paperwhite (para leitura). Todos os participantes presentes receberam certificado de participação e uma lembrança institucional.

Conhecendo o Tribunal

Durante o tour institucional, os participantes conheceram espaços como a Ouvidoria, o Memorial e o gabinete da Presidência, compreendendo, na prática, como o trabalho do Tribunal se conecta com os temas apresentados nos vídeos inscritos no concurso.

Na programação, a diretora-geral de Controle Externo, Dênia Luz, apresentou o papel do TCETO na defesa do interesse público e ressaltou que as manifestações recebidas pela Ouvidoria contribuem para direcionar as fiscalizações realizadas ao longo do ano. Em seguida, o assistente de Controle Externo Rafael Reveilleau apresentou algumas das ferramentas utilizadas pelo Tribunal no trabalho de fiscalização.

Reconhecimento nacional

O concurso Fiscalize em 1 Minuto ganhou visibilidade nacional e foi reconhecido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A iniciativa do TCETO, desenvolvida pela Ouvidoria em parceria com a Assessoria de Comunicação, conquistou o 1º lugar na categoria Ouvidorias do Prêmio Comunica, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis.

Também participaram da programação o conselheiro Severiano Costandrade, o conselheiro substituto Márcio Aluízio, além dos integrantes da comissão julgadora, servidores da Ouvidoria e da Assessoria da Presidência.