TCETO participa de reunião para elaboração de procedimento de auditoria em terraplanagem

Tamanho da Fonte
Confira as funções do novo método para auditorias em obras públicas
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) participou, entre os dias 24 e 26 de setembro, da reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), para discutir a elaboração do novo procedimento de auditoria intitulado “Inspeção de Serviços de Terraplenagem para Fins de Auditoria”.
O encontro ocorreu na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas “Conselheiro Eurípedes Sales”, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). A Corte foi representada pelo auditor de Controle Externo José Ribamar Maia Junior, que participou das discussões técnicas.
O evento reuniu especialistas de diversas instituições de controle externo para contribuir com o desenvolvimento do documento, que, caso seja aprovado, será formalizado como PROC–IBR–ROD 224/2025. Segundo o Ibraop, a nova norma tem como objetivo orientar as equipes de auditoria na coleta de informações e evidências que respondam de forma precisa às questões estabelecidas no planejamento das fiscalizações ou, quando necessário, indiquem a realização de exames complementares.
Além disso, o procedimento permitirá verificar o estágio da obra, eventuais alterações no projeto, as condições de acesso, o cronograma físico-financeiro, o plano de ataque e a qualidade dos serviços executados, contribuindo também para eventuais ajustes no escopo da auditoria.
Após finalizado, o procedimento será disponibilizado para consulta pública, permitindo que associados do Ibraop e a sociedade em geral contribuam com sugestões de melhoria.
Com informações e foto do Ibraop.