TCETO participa de debate de auditoria de obras públicas do IBRAOP em Brasília

Tamanho da Fonte
Série de eventos marca os 10 anos do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, com destacados ganhos para o setor no país inteiro
Ao celebrar dez anos de sua criação e uma série de avanços para a segurança das estruturas prediais públicas no país inteiro, o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) reúne, em Brasília, representantes dos Tribunais de Contas de diversos estados no Fórum de Debate de Auditoria de Engenharia. O evento teve início nesta quarta-feira, 19, e vai até esta sexta, 20, na sede do Instituto Nacional de Criminalística.
O Grupo de Trabalho do IBRAOP, que inclusive tem a participação de técnicos da Polícia Federal, conta ainda com o auditor de Controle Externo e engenheiro civil José Ribamar Maia Júnior, representando o Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO).
Ao todo, o Instituto vai realizar quatro fóruns presenciais este ano, sendo que os próximos já têm datas marcadas: 21 a 23 de maio e de 24 a 26 de setembro, em São Paulo (SP); 12 a 14 de novembro, novamente em Brasília (DF).
O foco do IBRAOP, ao promover os fóruns de auditoria, reforça seu compromisso com o desenvolvimento profissional dos auditores de controle externo dos Tribunais de Contas, bem como com o aperfeiçoamento da gestão de obras públicas.
Desde o início de sua atuação, em 2015, o Instituto já realizou 40 procedimentos de auditoria sobre obras rodoviárias, sendo que todas continuam vigentes. Outras duas novas normas estão em revisão e devem ser publicadas ainda em 2025.
Por meio de suas produções técnicas, o IBRAOP atua no aprimoramento da gestão pública, pois foca na fiscalização e na cobrança das gestões públicas para uma aplicação adequada dos recursos direcionados à execução das estruturas em todo o país.
A partir dos trabalhos apresentados nos fóruns deste ano, o Instituto vai definir novos procedimentos técnicos para as análises rodoviárias.