Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCETO participa de Congresso Internacional com foco em temas que impactam a vida do cidadão

TCETO participa de Congresso Internacional com foco em temas que impactam a vida do cidadão

60 Visualizações
Publicado: 27 de maio de 2025 - Última Alteração: 27 de maio de 2025

Tamanho da Fonte

Representantes do tribunal acompanham discussões na área da saúde, educação, sustentabilidade, primeira infância e gestão pública eficiente

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) está presente no IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Manaus, de 26 a 29 de maio. Com uma programação ampla e técnica, o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater práticas de controle, fiscalização e avaliação de políticas públicas que impactam diretamente a vida da população.

Na segunda-feira, 26, os representantes da Corte de Contas tocantinense participaram dos encontros dos comitês técnicos do Instituto Rui Barbosa (IRB), marcados por debates sobre concessões públicas, acessibilidade e inclusão, segurança, educação, saúde, primeira infância, meio ambiente, avaliação de indicadores de gestão, dentre outros. A programação geral do evento também inclui oficinas, painéis com governadores e especialistas, e a apresentação de pesquisas científicas voltadas à atuação dos Tribunais de Contas.

Além de representar o TCE Tocantins institucionalmente, os membros e servidores acompanham as discussões com foco em aprimorar a atuação da instituição na orientação e no monitoramento de políticas públicas que fazem diferença no dia a dia do cidadão tocantinense.

“Eventos como este nos orientam, nos fortalecem e confirmam que estamos no caminho certo. A atuação voltada à primeira infância, por exemplo, é uma pauta que nos inspira a seguir em frente e buscar sempre novas soluções com responsabilidade e inovação”, afirmou o presidente, Alberto Sevilha.

O corregedor do TCE tocantinense, conselheiro José Wagner Praxedes, também destacou o papel articulador dos comitês técnicos. “O mais importante é essa unificação de propostas. Com os comitês técnicos, os Tribunais deixam de agir isoladamente e passam a trabalhar de forma integrada, o que potencializa resultados positivos em todo o país”, avaliou.

Presidente do Comitê de Previdência Pública do IRB e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o conselheiro Severiano Costandrade reforçou a importância da fiscalização sobre os regimes próprios de previdência. “É fundamental que os Tribunais de Contas exerçam um controle efetivo sobre os fundos previdenciários dos servidores públicos. Essas discussões contribuem para fortalecer a fiscalização e garantir mais segurança para o futuro dos trabalhadores do setor público”, destacou.

O procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos, destacou o reconhecimento nacional do trabalho do TCE Tocantins na primeira infância e a integração com a temática sustentabilidade: “É gratificante ver esse tema ganhando espaço e se integrando às pautas da COP30, com a colaboração dos Tribunais de Contas de todo o Brasil”, afirmou.

Do TCE Tocantins também participam do encontro a diretora-geral de Controle Externo, Dênia Luz, o assessor especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Heverson de Almeida Braga e a assessora especial de Comunicação, Dhenia Gerhardt.

Clique aqui e saiba mais sobre o congresso.