Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > TCETO participa da campanha “Hora do Planeta” neste sábado, 28 

TCETO participa da campanha “Hora do Planeta” neste sábado, 28 

11 Visualizações
Publicado: 27 de março de 2026 - Última Alteração: 27 de março de 2026

Tamanho da Fonte

Ação simbólica propõe apagar as luzes por uma hora para chamar atenção à crise climática

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) participa, neste sábado, 28 de março, de mais uma edição da campanha “Hora do Planeta”, um movimento mundial que busca conscientizar sobre a crise climática.

A ação acontece das 20h30 às 21h30, com o desligamento simbólico das luzes por uma hora. A iniciativa é realizada em parceria com a Rede TO Sustentável e também faz parte do Plano de Trabalho 2026 da Corte. Criada em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália, a campanha reúne milhões de pessoas, empresas e instituições em vários países, todos unidos por um mesmo gesto em defesa do planeta.

De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF), a “Hora do Planeta” também está ligada a acordos internacionais, como o que estabelece metas para proteger a biodiversidade e conter o aquecimento global até 2030.

Hoje, a crise climática é intensificada principalmente pela emissão de gases de efeito estufa, causada por atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Isso tem gerado eventos extremos cada vez mais comuns, como secas, enchentes e ondas de calor.

Com a participação na campanha, o TCETO reforça a importância de pequenas atitudes no dia a dia, e convida a sociedade a refletir sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.