Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > TCETO firma cooperação com Tribunal de Contas de São Paulo para uso de inteligência artificial

TCETO firma cooperação com Tribunal de Contas de São Paulo para uso de inteligência artificial

28 Visualizações
Publicado: 15 de janeiro de 2026 - Última Alteração: 15 de janeiro de 2026

Tamanho da Fonte

Criada pelo TCESP,  a ferramenta ANIA é usada desde 2024

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha, está em visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O objetivo do encontro é a troca de experiências quanto ao uso da inteligência artificial nos processos de trabalho interno das Cortes de Contas.

Durante o encontro com a presidenta do TCESP, conselheira Cristiana de Castro Moraes, nesta quarta-feira, 14, houve a assinatura do acordo de cooperação entre as duas instituições para uso da ferramenta tecnológica Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA) pelo TCETO.

O acordo estabelece o compartilhamento da ANIA para uso no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Tocantins, já utilizada pelo TCESP desde 2024, sem custo adicional. A ferramenta vai auxiliar na interpretação de informações complexas de processos e documentos, promovendo mais celeridade nos processos administrativos.

O presidente do TCETO, Alberto Sevilha, considera a inteligência artificial uma aliada do trabalho. “A ANIA vai contribuir diretamente para otimizar rotinas internas, especialmente na análise de documentos. É uma iniciativa que valoriza o trabalho dos servidores, ao oferecer apoio tecnológico que gera mais celeridade, organização e eficiência administrativa”, avaliou.

ANIA

Criada pelo TCESP, por meio do Departamento de Tecnologia de Informação (DTI), a ANIA apresenta funcionalidades como: agilidade na análise de conteúdo dos processos; geração de resumos com base nos documentos do SEI; elaboração de respostas a memorandos e despachos; criação de novas solicitações administrativas; interface simples e usabilidade intuitiva, com capacidade de aprendizado contínuo.