TCETO celebra 37 anos de atuação com transparência, boa governança e incentivo à participação cidadã
Tamanho da Fonte
Comemoração de aniversário da Corte vai contar com sessão solene especial e homenagens
Em meio a poeira, ventos fortes, terra vermelha típica do Estado, máquinas e trabalhadores da construção civil, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) dava seus primeiros passos para construção da sua sede atual em Palmas, em 1999.
Mas sua história começou em 5 de maio em 1989, em Miracema, capital provisória do Estado. Era uma sala comercial de madeira, ocupada por servidores que já atuavam em defesa do cidadão e fiscalizando a aplicação do dinheiro público. Já em Palmas, em 1991, ocupou parte de um dos prédios destinados às secretarias estaduais e ali permaneceu até janeiro de 1999.
Ao longo dos seus 37 anos, o Tribunal vem se renovando e mantendo seu compromisso institucional de zelar pelo direito do cidadão, e atuando com ações dirigidas à sociedade, ao incentivo do controle social e à avaliação dos resultados das políticas públicas.
O presidente do da Corte, conselheiro Alberto Sevilha, destaca que: “ao celebrarmos os 37 anos do Tribunal de Contas do Tocantins, reconhecemos uma trajetória marcada pelo compromisso com a sociedade. O TCETO tem avançado no seu papel de zelar pela boa gestão pública, sempre com foco no cidadão. Hoje, somos um Tribunal que fiscaliza, sim, mas que também orienta, escuta e propõe soluções. Estamos mais próximos, mais humanos e mais conectados com os desafios reais do Tocantins: valorizamos pessoas, histórias e parcerias que constroem o bem comum”, ressaltou o presidente.
Comemoração dos servidores
Servidores antigos e mais recentes são unânimes em demonstrar sua felicidade em fazer parte do órgão que tem papel essencial no controle externo. O técnico de Controle Externo Ronaldo Cordeiro de Toledo Gomes, que atua há 17 anos na Corte como designer, expressa que trabalhar no TCE é realizar um sonho de infância, pois sempre almejou trabalhar com arte e aqui vive essa realidade diariamente.
O Tribunal de Contas prima pela transparência, boa governança e o incentivo da participação cidadã, estreitando laços para fortalecer e devolver à sociedade, um trabalho ético e de excelência.
“Aqui comecei a minha carreira profissional e acredito que irei encerrar também, porque tenho uma paixão muito grande e desenvolvi todo o meu conhecimento aqui dentro. Conheço o tribunal inteiro, tanto a parte administrativa quando a de fiscalização”, expressou a auditora e diretora-geral de Controle Externo Dênia Maria Almeida da Luz Soares.

