TCETO alcança conceito de excelência em avaliação nacional e cria comissão para aprimorar ainda mais os indicadores

Tamanho da Fonte
Avanços significativos alcançados pelo Tribunal foi destaque no ciclo mais recente do MMD-TC
Foi realizada nesta sexta-feira, 11, uma reunião para apresentar os resultados do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). O encontro contou com a presença de chefes de gabinetes e assessores de conselheiros, além de diretores e representantes de diversas áreas estratégicas da Corte.
Durante a reunião, foram apresentados os avanços significativos alcançados pelo TCETO no ciclo mais recente do MMD-TC. Os dados revelam que o Tribunal obteve performance acima da média em 65% dos critérios avaliados e atingiu nota máxima em 34% dos itens, sendo reconhecido com conceito de excelência nos seguintes eixos:
Liderança; Estratégia; Accountability; Planejamento geral de fiscalização e auditoria; Controle e garantia da qualidade da fiscalização; Auditoria de conformidade; Controle concomitante; Auditoria de sustentabilidade e cidades.
A avaliação foi coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o objetivo de mensurar o desempenho das instituições e fomentar boas práticas de governança e controle.
Além da apresentação dos resultados, a reunião serviu para reforçar o compromisso institucional de manter as conquistas obtidas e intensificar esforços colaborativos para a melhoria contínua dos indicadores que ainda representam oportunidades de aperfeiçoamento.
Estiveram presentes o assessor especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Heverson Braga; a diretora-geral de Controle Externo, Dênia Luz; o diretor-geral de Administração e Finanças, André Lobo; o responsável pela diretoria de Recursos Humanos, Carlos Nery; o diretor de Informática, Francisco de Assis; os chefes de gabinete da Quarta e Sexta relatorias e do Instituto de Contas 5 de Outubro: Diomar Carneiro, Luciano Pereira, Rosanna Albuquerque e David Torres; e os servidores Kamilla Oliveira e Marcos Schmitz, da Ouvidoria; Arnoldo Queiroz, Ana Beatriz, Sônia Lima e Kássio Monteiro, representando, respectivamente, a Primeira, Segunda, Terceira e Quinta relatorias. Najla Murad representou a Corregedoria.
Também participaram as integrantes da nova Comissão de Acompanhamento dos Indicadores do MMD-TC, criada na última semana por meio da Portaria nº 404/2025. A comissão é composta pelas auditoras de Controle Externo Fernanda Almeida Corrêa Antunes (coordenadora), Diomar Carneiro Mourão de Pinho, Carolina Vieira de Paula e Clarice Gomes da Silva.






