Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO reúne engenheiros e arquitetos da AGETO para tratar da retomada de obras paralisadas

TCE/TO reúne engenheiros e arquitetos da AGETO para tratar da retomada de obras paralisadas

626 Visualizações
Publicado: 1 de setembro de 2023 - Última Alteração: 4 de setembro de 2023

Tamanho da Fonte

Profissionais farão parte das equipes do “Mãos à Obra”, projeto que vai percorrer 37 municípios para prestar apoio técnico

Dando sequência às ações em favor das crianças de 0 a 6 anos no Tocantins, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), Conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, coordenou uma reunião nesta quinta feira, 31, com engenheiros, arquitetos e assessores da Agência de Transportes, Obras e infraestrutura do Tocantins (AGETO). Em pauta, o apoio técnico para auxiliar na retomada de obras paralisadas ou inacabadas em 37 municípios tocantinenses.

Ao todo são 49 construções, a maioria creches. Para pôr em prática o projeto “Mãos à Obra” e orientar os agentes públicos, o TCE/TO vai formar 13 equipes compostas por técnicos do próprio Tribunal, engenheiros e arquitetos da AGETO, acadêmicos de engenharia do Instituto Federal de Educação (IFTO) e por representantes da Caixa Econômica Federal. O objetivo é visitar todas as cidades que têm empreendimentos inacabados. Cada equipe ficará responsável por três municípios. Os técnicos vão fazer um levantamento completo documentado e fotografado da situação de cada obra.

Para executar o trabalho vão ser assinados termos de cooperação entre o Tribunal e os municípios, e com os demais parceiros. Durante a reunião, o presidente André Matos falou da necessidade dos técnicos que irão a campo conhecerem profundamente a documentação necessária, inclusive as cartilhas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O presidente da Corte garantiu também que todas as informações técnicas serão repassadas às equipes de campo para auxiliar no trabalho dos laudos a serem feitos. O diretor-geral de Controle Externo Dênis Luciano Pereira Araújo participou da reunião virtualmente. Ele reforçou que as equipes prestarão auxílio técnico e que os trabalhos devem ser concluídos dentro do prazo previsto para o mês de outubro.

Também participaram da reunião: o assessor da presidência do TCE, João Cavalcanti Ferreira; o coordenador da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng), Thiago Dias de Araújo e Silva e o auditor de Controle Externo, Eduardo Valim, além de oito engenheiros civis da AGETO: Marco Túlio Aires, Osvaldo Rocha Dourado, Vinícius Pereira Costa, Lineu Kloster, Rayane Carvalho Silva, José Pereira da Silva Neto e Ricardo Silva Guimarães, o superintendente operacional da Agência, o arquiteto Max Silva Guimarães e assessora da Presidência da autarquia, Lorena Negreiros Neves.