TCE/TO recebe acadêmicos de Direito da Faculdade Serra do Carmo – Fasec

Tamanho da Fonte
Visita à Corte fez parte de atividade da disciplina Prática Administrativa e Tributária
Na manhã desta sexta-feira, 19 de maio, aconteceu a segunda visita do ano, feita por estudantes de Direito, ao Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). Dessa vez, conhecer o TCE/TO fez parte de atividade da disciplina de Prática Administrativa e Tributária do curso ofertado pela Faculdade Serra do Carmo (FASEC).
Os acadêmicos foram recepcionados por Raimundo Nonato Monturil Neto e Claudete Ferreira, servidores do Instituto de Contas 5 de Outubro. Na ocasião a visita começou com a exposição feita pelo diretor de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira Araújo, que explicou como funciona o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas e o papel do cidadão no contexto de fiscalização da gestão pública.
O Ministério Público de Contas do Tocantins (MPC/TO), foi representado pelo assessor especial do órgão, George Washington da Silva Bernardes, que explanou sobre os diversos recursos que envolvem o controle do gasto público, seja municipal ou estadual.
A Ouvidoria da Corte foi representada pelo assistente do setor, Gilson José Pereira dos Santos, que ressaltou: “a ouvidoria trabalha com o público interno; que são servidores, membros e terceirizados; e o público externo, que são os cidadãos. Hoje ela a Ouvidoria recebe seis tipos de manifestações que são a comunicação de irregularidade, reclamação, pedido de acesso a informação, solicitação de serviços, sugestão e elogios”.
Para Daniel Rodrigues, um dos estudantes da Fasec, a visita foi algo excelente pois o mesmo tinha muita curiosidade em conhecer a Corte. “Essa visita ao TCE é importante porque a gente observa que é uma confirmação do que estudamos na faculdade”, afirmou o acadêmico entusiasmado.
Lívia Heleno, professora da disciplina e responsável pelos acadêmicos, afirmou que a visita foi teve o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela área de fiscalização de recursos públicos. “ O principal objetivo dessa visita é colocar na prática e os alunos acompanharem de fato todo o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, justamente pelo fato de ser abordado em sala” concluiu Lívia.