Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO compra aparelho para verificar a qualidade do asfalto nas fiscalizações

TCE/TO compra aparelho para verificar a qualidade do asfalto nas fiscalizações

477 Visualizações
Publicado: 27 de outubro de 2022 - Última Alteração: 3 de novembro de 2022

Tamanho da Fonte

Equipamento já está à disposição da área técnica do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), por meio da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (CAENG), adquiriu uma extratora de rotativa, máquina que serve para extrair corpos de provas de pavimento no local da obra, para que depois sejam levados ao laboratório de análise.

Segundo o coordenador da CAENG, Thiago Dias, com a extratora vai ser possível verificar a espessura, o ligamento e a resistência para certificar a qualidade do pavimento. A máquina foi adquirida através de licitação pública pelo valor R$ 97 mil.

Ainda de acordo com Thiago, o equipamento deve entrar em ação nos próximos dias. Ele ressaltou que é um instrumento de trabalho que vai ajudar bastante na fiscalização das obras de pavimentação, facilitando o trabalho dos técnicos. A extratora de rotativa vai ser usada em várias regiões do Estado.

Servidores da Caeng posam ao lado do novo equipamento

Outras aquisições

Recentemente o TCE/TO adquiriu o forno NCAT que permite aos engenheiros da CAENG maior eficiência nas fiscalizações, pois se trata de um equipamento que necessita menos do operador para emitir resultados, por ser totalmente automatizado. O forno foi mais uma ferramenta que complementou o laboratório de pavimentação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), entidade da qual o Tribunal tem um Acordo de Cooperação Técnica.

Thiago Dias destacou os inúmeros benefícios do acordo para as instituições e explicou que o IFTO tem uma porção de equipamentos que já fazem análises, entretanto na parte de pavimento, havia um déficit, então o Tribunal tem equipado o laboratório com novas ferramentas para obter “mais eficiência  e melhores resultados nas auditorias, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender com esses equipamentos, que antes eles não tinham acesso. Isso é um aspecto importante dessa parceria”, ressaltou o auditor.

Acordo de Cooperação

O acordo assinado entre o Tribunal e o Instituto em novembro de 2018 prevê a cooperação técnico-científica entre as instituições para uso dos equipamentos de laboratórios especializados em geotécnica, materiais e estruturas do IFTO – Campus Palmas, nos processos de fiscalização de obras públicas no Tocantins.

O objetivo do acordo é fortalecer e aparelhar o TCE/TO, no exercício da sua missão em auditorias de obras públicas, uma vez que se fazem necessárias comprovações técnicas baseadas em ensaios laboratoriais, o que garante mais confiabilidade, eficiência e segurança nos pontos auditados e indicados em relatório.