TCE segue com webinários do Programa Aliança pela Primeira Infância

Tamanho da Fonte
Capacitação reuniu representantes dos municípios da região das Serras Gerais e da Ilha do Bananal
Com o objetivo de orientar de forma metodológica e esclarecer dúvidas sobre a execução do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 14, mais uma capacitação, desta vez voltada a representantes dos municípios que integram as regiões das Serras Gerais e da Ilha do Bananal.
Este foi o terceiro encontro virtual conduzido pelas coordenadoras técnicas do Programa, Dagmar Gemelli e Thalyta Fernandes. A pauta incluiu detalhes sobre a participação dos municípios nos encontros regionais, a apresentação do Guia Metodológico e os critérios para conquistar o Selo Amigo do Futuro.
Os participantes receberam instruções sobre as fases do Programa, seus objetivos e a estrutura metodológica de avaliação do Selo, incluindo eixos, critérios e fluxos de coleta de dados para mensuração dos resultados.
Por meio de vídeo, o presidente do TCETO, Alberto Sevilha, deu as boas-vindas e reforçou que a participação ativa dos municípios é essencial para que as políticas públicas alcancem a primeira infância em todos os eixos, como saúde, educação e assistência social.
Capacitação
A instrutora Dagmar Gemelli explicou como será a realização dos eventos nos municípios-polo de Gurupi e Dianópolis, que vão sediar as ações das regionais das Serras Gerais e da Ilha do Bananal. Ela também detalhou a participação de cada município e a organização do Dia D da Aliança pela Primeira Infância, agendado para 29 de novembro, quando os 133 municípios realizarão ações conjuntas como multiplicadores de boas práticas para a melhoria dos indicadores da primeira infância.
Dagmar ressaltou que o Programa não se limita aos encontros presenciais ou ao Dia D. As políticas públicas voltadas às crianças de até 6 anos devem ser implementadas de forma contínua pelos gestores, visando melhorar indicadores nas áreas de saúde, assistência social, educação e cidadania.
Na segunda parte do webinário, Thalyta Fernandes aprofundou as diretrizes, os critérios, os eixos e os indicadores para obtenção do Selo Município Amigo do Futuro, concedido pelo Tribunal. Ela também falou sobre a adesão ao Selo UNICEF, parceiro do TCE nas políticas para a primeira infância, que garante 10 pontos na contagem dos indicadores sociais.
“O TCE de Olho no Futuro está em suas mãos”, destacou o coordenador-geral do Programa, conselheiro Severiano Costandrade, durante o encontro virtual. Com essa fala, ele conclamou a todos para estarem presentes nos encontros regionais e a fazerem a diferença na vida das meninas e meninos do Tocantins.
Todo o material está disponível no hotsite www.tceto.tc.br/deolhonofuturo. Para acessar diretamente o Guia Metodológico clique aqui.
Os webinários estão disponíveis na íntegra no canal do TCETO no YouTube. Clique aqui e confira.
Programação
O próximo webinário será na terça-feira, 19 de agosto, e contemplará representantes dos municípios da região do Bico do Papagaio e Véu da Noiva. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link. As transmissões ao vivo acontecem pelo YouTube, das 9h às 12h.
