Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > TCE de Olho no Futuro encerra caravana regional com mais de 15 mil atendimentos pelo Tocantins

TCE de Olho no Futuro encerra caravana regional com mais de 15 mil atendimentos pelo Tocantins

65 Visualizações
Publicado: 18 de outubro de 2025 - Última Alteração: 18 de outubro de 2025

Tamanho da Fonte

Programa percorreu quase 4 mil quilômetros, mobilizou dezenas de parceiros e transformou a vida de milhares de famílias

Com grande participação popular, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) encerrou neste sábado, 18, em Araguaína, o sexto e último encontro regional do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância. A cidade foi palco de um evento que reuniu representantes de 25 municípios e marcou o encerramento de uma jornada que percorreu seis regiões do Estado, mobilizando comunidades inteiras em torno do cuidado com as crianças de 0 a 6 anos.

Durante os encontros regionais, o programa contabilizou mais de 15 mil atendimentos e capacitações e percorreu quase 4 mil quilômetros, levando serviços, conhecimento e cidadania a milhares de tocantinenses. Foram cerca de 3 mil atendimentos na área da saúde, mais de 400 carteiras de identidade emitidas, 500 exames de mamografia e Papanicolau realizados, além da distribuição de centenas de kits de higiene bucal, vacinação, audiências de conciliação, ações de empreendedorismo, tecnologia, autoestima e cidadania.

As ações reforçam o compromisso do Tribunal com o controle orientativo e a transformação social, aproximando a fiscalização pública das pessoas e das realidades locais.

O presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, destacou a importância do engajamento coletivo e o impacto do programa na vida das famílias tocantinenses. “Fico muito feliz de ver o resultado e a mobilização do TCE de Olho no Futuro. É um programa institucional que está dando certo com o apoio de todos os parceiros e população”, afirmou.

O coordenador-geral do programa, conselheiro Severiano Costandrade, destacou o compromisso do Tribunal com o futuro das crianças e a continuidade do trabalho iniciado nas regiões visitadas. “É importante destacar que não estamos pedindo aos gestores que criem novas políticas públicas, mas que façam com que as que já existem funcionem de forma eficiente e eficaz, garantindo que nossas crianças e suas famílias sejam atendidas com o cuidado e a atenção que merecem”.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, destacou o papel fundamental da educação infantil para o futuro do Estado e elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas ao priorizar o cuidado com as crianças. “Quando a gente fala em qualidade na educação, precisamos começar lá na base. Só teremos um ensino médio forte se cuidarmos bem das nossas crianças. O Tribunal de Contas tem demonstrado essa preocupação, e nós estaremos juntos nessa luta”, afirmou.

“A presença de tantas autoridades e representantes da sociedade mostra a força e a importância de cuidarmos das nossas crianças. Cada criança que nasce representa esperança e a promessa de um futuro melhor, e é nossa obrigação garantir que esse futuro seja construído com base na proteção e na educação”, afirmou conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho.

O conselheiro Manoel Pires dos Santos ressaltou a importância da parceria entre o Tribunal de Contas e os gestores municipais na construção de políticas públicas voltadas à infância. “Esse momento é de união e de compromisso com o futuro das nossas crianças. O que estamos fazendo aqui é reforçar a responsabilidade que cada gestor tem de garantir políticas públicas eficientes, que cheguem realmente a quem mais precisa”, enfatizou.

O procurador de Contas do MPCTO, Zailon Labre, reforçou a relevância do programa como instrumento de integração e fortalecimento das políticas públicas no Tocantins.

5E3A8912
Confira o álbum completo de fotos acima.

Rumo à 3ª fase

Ao longo dos seis encontros — realizados em Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguatins e Araguaína — o programa promoveu uma ampla rede de parcerias com órgãos públicos, instituições e entidades da sociedade civil, consolidando um pacto coletivo em defesa da Primeira Infância.

Em cada encontro, um gesto simbólico emocionou o público: as “Cápsulas do Tempo”, onde gestores, servidores e cidadãos escreveram mensagens e sonhos para o futuro — a serem reabertas em 2026. Um ato simples, mas repleto de significado, que traduz o espírito do programa e a esperança de que, no futuro, os resultados dessa jornada estejam refletidos em uma infância mais protegida, saudável e feliz.

O encerramento em Araguaína marca o fim da segunda fase do programa, mas o TCE de Olho no Futuro segue em frente. A terceira fase será o “Dia D da Primeira Infância”, em 29 de novembro, quando os 133 municípios tocantinenses realizarão simultaneamente ações e serviços voltados às crianças e suas famílias.

Já em 2026, o Tribunal promoverá a entrega do Selo Município Amigo do Futuro, que reconhecerá as gestões municipais que mais se destacaram no cuidado, na proteção e na promoção dos direitos das crianças tocantinenses.

Parceiros

A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas: Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Unicef, FIETO, BRK, Energisa e Hospital de Amor.

Assista no vídeo abaixo a íntegra da abertura do encontro e as palestras.