TCE dá início à campanha Novembro Azul com mobilização de servidores

Tamanho da Fonte
Ação é realizada entre os servidores e tem a meta de propagar informações sobre prevenção
Novembro chegou e com ele a campanha que levanta a reflexão sobre os cuidados dos homens com a próstata em prevenção ao câncer. Novembro Azul é uma mobilização que busca atingir o maior número de pessoas possível quanto à conscientização e a Coordenação de Saúde da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), começou nesta terça-feira, 1º, a campanha Novembro Azul.
O ato de abertura foi a distribuição do laço em fita na cor azul que simboliza a mobilização pela prevenção do câncer. Os servidores foram recebidos nas entradas principais e manifestaram apoio à iniciativa. Marcos Oliveira servidor da Coordenação do SICAP (Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública) ressaltou que “toda mobilização em prol da sociedade é importante, como essa em prol da saúde, que conscientizam as pessoas”, ressaltou.
Ruberval Romão, que trabalha na Ouvidoria do TCE/TO, também falou da importância da ação Novembro Azul. “É fundamental realizar esse tipo de campanha porque ajuda muito na questão da conscientização, propagar informação à outras pessoas. A partir do momento que você recebe informação, você compartilha com outras pessoas”, disse o servidor.
Com a experiência de ser submetido a tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), o servidor Jadir Antônio da Silva, engenheiro na Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng), destaca o valor de fazer exames de prevenção. Ele conta que durante cinco anos teve retenção urinária, isso por causa da HPB, e precisou passar por cirurgia. “A HPB provoca o crescimento da próstata e isso gera uma série de consequências. Fiz a cirurgia em novembro de 2018 e de lá pra cá eu vivo a melhor vida do mundo”, contou Jadir que destacou: “a prevenção não é o melhor caminho, ela é o único”.
Programação
A coordenadora de Saúde do TCE/TO, Marleide Alexandre, informou que a campanha Novembro Azul, no Tribunal, inclui, além da mobilização pela conscientização quanto à prevenção do câncer de próstata, uma ação no dia 10, em prol da saúde com vacinação, aferição do índice de glicemia e da pressão arterial, além do Índice de Massa Corporal (IMC) com o exame de bioimpedância; dia 23 os servidores poderão assistir a uma palestra com o médico Gleyson Perdigão, especialista em Oncologia Clinica e a arrecadação, durante todo o mês, de produtos de higiene pessoal masculinos.
“Lembrando que é importante a arrecadação que será toda doada à Liga de Combate ao Câncer no Tocantins, e a participação na palestra, pois as informações que serão repassadas enriquecem o conhecimento que pode ser repassado à outras pessoas, além de nos manter antenados com os cuidados com a saúde”, destacou Marleide