Sexta Relatoria do TCE fecha ciclo de encontros técnicos reunindo mais de 600 pessoas

Tamanho da Fonte
Encontro realizado nesta quinta, 18 de maio, em São Félix do Tocantins, encerrou momento de capacitação
Mais de 600 pessoas foram impactadas e capacitadas com a realização do Ciclo de Encontros Técnicos e Orientativos aos Jurisdicionados da Sexta Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), que tem como titular o conselheiro Alberto Sevilha. Nesta quinta-feira, 18 de maio, foi realizado o quinto e último evento, em São Félix do Tocantins, município da Região do Jalapão. Antes dele, sediaram a capacitação as cidades de Itacajá, Colméia, Araguacema e Rio Sono, reunindo nas regionais um total de 26 municípios (veja lista completa abaixo).
O conselheiro Alberto Sevilha ressaltou a importância da realização desses encontros para aproximar os gestores da Corte de Contas, capacitá-los para que possam implementar políticas públicas eficazes e mobilizá-los para ações como as da Primeira Infância, que focam nas crianças de 0 a 6 anos de idade.
“Nosso objetivo é compartilhar conhecimento técnico e mobilizar os gestores sobre a importância de uma gestão qualificada, oferecendo estrutura adequada nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras. Dessa forma, queremos unir forças para dar mais qualidade de vida a população tocantinense”, afirmou Sevilha.
O prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Irael Ribeiro dos Reis, o Carlão, enfatizou a importância da presença do TCE na região do Jalapão. “Para nós foi gratificante receber essas orientações técnicas e apresentar ao conselheiro e sua equipe a nossa realidade local. Não tenho dúvidas que essa aproximação do Tribunal ajuda os gestores, os servidores do órgão na fiscalização e a população em geral”, destacou Carlão. Na oportunidade, o prefeito se comprometeu em realizar ações voltadas pela Primeira Infância.
A prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa Matos, mais conhecida como professora Sussu, ressaltou que o foco do tribunal para a primeira infância vai ao encontro do trabalho desenvolvido no município que ela governa. “Hoje (quinta-feira), em São Félix, percebemos que o tribunal é um parceiro, nos orientando de forma técnica para que possamos aplicar as políticas públicas da melhor forma, dando retorno satisfatório a população”, pontuou Sussu.
Ciclo de Encontros
O objetivo dos encontros foi de aproximar os gestores da Corte e levantar as expectativas e necessidades das entidades que interagem com a Sexta Relatoria. As palestras reuniram prefeitos; presidentes de câmaras municipais; vereadores; secretários; gestores de Fundos; controladores Internos; assessoria Jurídica, contadores e a sociedade em geral, que foi orientada nesses encontros a participar da gestão pública e acompanhar os trabalhos focados na primeira infância.
Na oportunidade, eles acompanharam palestras sobre a Importância do Controle Interno; as inovações da nova Lei de Licitação nº 14.133/21; A implantação de Ouvidorias nos Municípios; a Importância do Acompanhamento a Priori e Concomitante; Controle Social e também orientações sobre o Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância.
Além do conselheiro Alberto Sevilha, palestraram nos encontros o chefe de gabinete da Sexta Relatoria, Dimas Baia, o auditor e diretor da Sexta Diretoria de Controle Externo, Arlan Sousa, o auditor de Controle Externo Humberto Arruda Alencar, o assessor Especial da Presidência do TCE/TO, general do Exército Marco Antônio Martin da Silva, e o assistente da presidência, major Stephan Bravin.
Visitas técnicas
Os trabalhos do conselheiro e dos técnicos foram além dos encontros. Eles realizaram visitas técnicas às estruturas dos municípios que foram sedes dos eventos e outros nas proximidades de cada regional. Em Lizarda, a equipe visitou o prédio da prefeitura, escolas e a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde acompanharam de perto o trabalho do setor de fisioterapia e atendimentos pré-natal às mulheres grávidas.
Em São Félix não foi diferente, a equipe foi a campo e inspecionou escola, creche e UBS. Como as duas cidades fazem parte da região do Jalapão, foram feitos também registros fotográficos durante o percurso pelas estradas de chão que cruzam os municípios, mostrando um pouco da beleza do local.
Municípios impactados
Abreulândia, Araguacema, Bom Jesus do Tocantins, Caseara, Centenário, Colméia, Dois Irmãos, Divinópolis, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Lizarda, Marianópolis, Miranorte, Novo Acordo, Pedro Afonso, Recursolândia, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Maria, São Félix do Tocantins, Tabocão, Tupirama, Tupiratins e Tocantínia.