Servidores fazem curso de Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardiopulmonar

Tamanho da Fonte
Oficina ensinou técnicas práticas de reanimação e primeiros socorros
O Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon) promoveu nesta terça-feira, 14 de outubro, no Espaço de Convivência, o curso presencial “Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardiopulmonar”. A capacitação foi direcionada aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), com destaque para os profissionais da Coordenadoria de Saúde (COSAU), que atuam na linha de frente do atendimento dentro da Corte.
A oficina foi ministrada pela enfermeira mestre Lia Almeida Balbé, instrutora do Núcleo de Educação em Urgências (NEU/SAMU) e docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ela destacou a importância da formação não apenas para profissionais da saúde, mas para toda a população: “Esse treinamento é fundamental em situações cotidianas e inesperadas, quando alguém é encontrado inconsciente ou em parada cardiorrespiratória. A reversão precisa ocorrer nos primeiros quatro minutos, antes que ocorra a morte dos neurônios e, em casos graves, danos cerebrais”, explicou a instrutora.
Durante o curso, os participantes aprenderam acionar o socorro corretamente, executar técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), que consistem em 30 compressões torácicas seguidas de duas ventilações, além do uso do desfibrilador externo automático (DEA) e manobras de desengasgo em crianças.





A estagiária de fisioterapia da COSAU, Caiua Nascimento Cardoso, afirmou se sentir mais confiante após a experiência: “Eu sempre achei que não conseguiria agir por nervosismo, mas percebi que era falta de conhecimento. Agora me sinto mais tranquila e pronta para ajudar quando for necessário”.
Vale ressaltar que a aplicação correta da RCP pode aumentar em até 60% as chances de sobrevivência de uma pessoa em parada cardiorrespiratória. Durante a capacitação, todos os servidores praticaram as manobras em bonecos e com os colegas presentes, simulando situações reais. A atividade reforçou a importância da prevenção e do preparo para salvar vidas.