Servidores do TCETO participam de treinamento nacional sobre transparência pública no Rio de Janeiro
Tamanho da Fonte
Capacitação reúne Tribunais de Contas de todo o país e apresenta nova cartilha do Programa Nacional de Transparência Pública para o ciclo 2026
Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) participaram, no Rio de Janeiro, de um treinamento nacional voltado ao fortalecimento da transparência pública. O evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de março, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), reunindo representantes de Tribunais de Contas de todo o país.
A capacitação integra as ações do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), iniciativa coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que tem como objetivo alinhar diretrizes e metodologias utilizadas pelos Tribunais de Contas na avaliação da transparência dos portais institucionais dos órgãos e entidades da administração pública.
Representam o TCETO no encontro os auditores de controle externo João Paulo de Aguiar, coordenador do PNTP no âmbito do Tribunal; Arlan Lima, chefe do Núcleo de Controle Interno; e João Paulo Soares Lima, também auditor de controle externo.
Durante o treinamento, os participantes conheceram as atualizações metodológicas do programa e os parâmetros da nova cartilha do ciclo 2026, que orienta os Tribunais de Contas na análise dos níveis de transparência ativa e passiva nos portais públicos. A proposta é padronizar critérios de avaliação em todo o país e fortalecer a fiscalização do acesso às informações públicas.
A programação também incluiu debates técnicos e troca de experiências entre os participantes, com foco na disseminação de boas práticas de transparência e governança pública.
De acordo com os servidores, a participação do TCETO na capacitação contribui para o aprimoramento das ações de monitoramento da transparência no Tocantins. O conhecimento adquirido no treinamento será aplicado nas avaliações dos portais públicos do Estado, ampliando o controle social e garantindo maior acesso da sociedade às informações da administração pública.






