Servidores do TCETO participam de capacitação nacional para auditoria coordenada na Primeira Infância

Tamanho da Fonte
Treinamento em São Paulo reúne técnicos de 25 Tribunais de Contas do país
Três servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) estão participando, entre os dias 25 e 27 de março, de uma capacitação no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O treinamento faz parte da Auditoria Operacional Coordenada na Primeira Infância, iniciativa nacional que avaliará as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.
A auditoria é fruto de uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e a Rede Integrar. O objetivo é garantir que programas como Estratégia Saúde da Família (ESF) e Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (PCF) sejam executados de forma eficiente e atendam plenamente às necessidades da população.
A servidora Lígia Cássia Braga participa do evento como coordenadora da auditoria pela Rede Integrar e líder da equipe nacional do CTE PI, sendo responsável por apresentar todo o planejamento e execução do trabalho aos participantes.
Já os servidores Hermes Gonçalves de Alcântara Queiroz e Eli Ramos e Silva estão passando pelo treinamento porque serão os responsáveis pela realização da auditoria no Tocantins. Durante o evento, eles estão aprimorando seus conhecimentos sobre a primeira infância, os programas nacionais de visitação domiciliar e os procedimentos de fiscalização adotados pelos Tribunais de Contas.
Auditoria e Resultados
Após essa etapa preparatória, a auditoria entrará em fase de execução entre abril e junho, quando os Tribunais de Contas realizarão coleta de dados, entrevistas e visitas a municípios selecionados. Os achados serão enviados ao TCE-SP, que consolidará as informações em um relatório conjunto.
Os resultados finais serão apresentados em agosto, durante o II Encontro Nacional da Primeira Infância (II ENAPI), em Belo Horizonte, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e pela Atricon.