Servidoras do TCE/TO participam de programação especial pelo Dia da Mulher

Tamanho da Fonte
Homenagens e sorteio de brindes fizeram parte da programação alusiva à data
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), por meio da Diretoria de Recursos Humanos, prestou homenagens às 249 servidoras da Corte e mais 42 colaboradoras terceirizadas. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no auditório do TCE/TO.
Logo na entrada do auditório, as servidoras foram recebidas com música ao vivo tocada pelo servidor Jades Pereira Costa Tebas e receberam potes com doces. Havia também, stand de maquiagem e exposição de produtos de saúde e beleza.
A abertura contou com a presença do Presidente, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, que cumprimentou as servidoras e colaboradoras enaltecendo a importância da sensibilidade das mulheres no serviço público de qualidade. Ele destacou que não importa o nível de formação e frisou que todas as funções desempenhadas pelas mulheres “são feitas com a mesma responsabilidade de cumprir o papel do Tribunal de Contas”. O presidente lembrou também que o público feminino predomina no Tribunal e isso facilita o trabalho, pois segundo ele, “as mulheres percebem melhor as situações”.
A única mulher Conselheira do TCE/TO, Doris de Miranda Coutinho, não pode comparecer à homenagem, mas gravou um vídeo, que rodou durante o evento, com a mensagem de igualdade entre os gêneros. “Não vejo a vida dividida por gênero. A vida se vive em sociedade, plural, embora desigual e muitas vezes injusta”, disse a Conselheira no início da sua mensagem. Ela frisou “Dia da Mulher, nesse contexto (se referindo à origem da data), é o cotidiano de muitas de nós, na busca incessante por direitos e obrigações iguais”.
A presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (Astec), Kelle Ramos Rezio se referiu às mulheres do passado destacando o papel de cada mãe e cada avó. Ela lembrou que elas são responsáveis diretas por todas estarem reunidas ali e que essa reflexão tem que voltar ao passado lembrando de todas as gerações de mulheres.
Presente no evento, o presidente do Sindicato dos Servidores (Sinstec), Seledônio Lima Júnior, parabenizou as servidoras e lembrou das mulheres pioneiras que ajudaram a construir o Tribunal de Contas do Estado.

Palestra
Como parte da programação, as servidoras assistiram a uma palestra com o tema “Violência Contra a Mulher” proferida pela mestre doutora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gleys Ialli Ramos.
Ela enfatizou não só a violência física, mas também outras formas de violências sofridas por mulheres no dia a dia. Gleys abordou as situações de vulnerabilidade e a desigualdade social. Ela tomou como exemplo a sua história pessoal e relatou que sua mãe foi vítima de violência doméstica e o quanto isso reflete na vida de todos da família, principalmente dos filhos. A professora contou que entrou na faculdade com apenas 16 anos e que a mãe dela fez o mesmo curso aos 50 anos de idade. “A trajetória de toda mulher é coletiva, ou seja, que ela não traça um caminho sozinha”, frisou a palestrante.
Glays ressaltou problemas que são resultado da sociedade no país, como, por exemplo, “que todas as mulheres são educadas para serem dependentes emocionalmente”, disse completando que “não existe uma receita para acabar coma violência contra a mulher”. Ela chamou a atenção para o problema de que “as mulheres costumam ver a violência nas outras, mas não em si” e provocou a reflexão sobre bater em filhos, defendendo que isso também é uma forma de violência doméstica.
No final da palestra, a professora Gleys Iallis recebeu uma lembrança das mãos da diretora de Recursos Humanos do TCE/TO, Osmarina Rodrigues Andrade.

A servidora Tamara Laise Marques Filgueiras é assessora da Sexta Relatoria do Tribunal de Contas. Presente no evento, ela classificou o Dia da Mulher como uma conquista e disse que tem lutado para conseguir mais espaço na sociedade. “Comemorar esse dia é mais que uma festividade, é uma conscientização de nossos direitos”, disse a servidora. Ela lembrou que em vários campos de trabalho existe disparidade entre os homens e as mulheres e que as servidoras de qualquer órgão ou empresa devem lutar pela igualdade.
Wilma Cardoso de Miranda, servidora da Secretaria do Plenário, destacou o papel do TCE nessa reflexão sobre os direitos da mulher. Ela lembrou que o TCE é um órgão que zela pelos direitos dos servidores. E que essas datas comemorativas são sempre lembradas e que “incentivam ainda mais a nós servidores,” concluiu.
As homenagens terminaram com o sorteio de prêmios que foram doados. Cada uma das servidoras recebeu um número na chegada ao auditório e muitas saíram com uma lembrança do Dia Internacional da Mulher.