Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidor, fique atento as medidas de prevenção à Covid-19 como o uso correto das máscaras

Servidor, fique atento as medidas de prevenção à Covid-19 como o uso correto das máscaras

570 Visualizações
Publicado: 20 de janeiro de 2022 - Última Alteração: 10 de fevereiro de 2022

Tamanho da Fonte

Saiba quais máscaras são mais eficazes; quem sentir algum sintoma, deve avisar a Cosau

A presidência do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) continua atenta e tomando todas as medidas necessárias para conter a disseminação do vírus da Covid-19 nas dependências da Corte, por meio de ações executadas pela Diretoria de Recursos Humanos (RH) e Coordenadoria de Saúde.

Diante de todas as medidas já implementadas, vale reforçar, que, conforme o artigo 11. § 2º da Portaria nº 409/2021: durante a permanência nas dependências do Tribunal de Contas, os usuários internos e externos deverão manter o distanciamento e, obrigatoriamente, utilizar máscaras da forma adequada, ou seja, de modo que encubra o nariz e a boca, observando-se, também, as demais normas de higienização estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

A Coordenadoria de Saúde, seguindo as orientações da OMS e do MS, recomenda a utilização de máscara facial cirúrgica descartável com três camadas, máscara facial PFF2, N95 ou similar. Ressalta ainda que não é indicado utilizar máscara de tecidos sintéticos.

A utilização da máscara de pano (exceto tecido sintético) só é considerada segura quando utilizada juntamente com uma máscara cirúrgica para que esta se encaixe bem ao rosto.

Outras dicas importantes são: manter o ambiente de trabalho com boa ventilação; utilização de álcool 70% para higienização das mãos e objetos de uso pessoal; completar o esquema vacinal contra a Covid-19 (2 doses + reforço); realização do teste rápido RT/PCR em pacientes sintomáticos após avaliação realizada pela COSAU.

Em caso de contágio, é necessário atentar-se ao surgimento de sintomas não específicos como: tosse, dor de garganta ou coriza, febre, calafrios, dor muscular, fadiga e/ou dor de cabeça, além dos sintomas específicos como perda do olfato e da capacidade para sentir sabor e dificuldade respiratória severa.

O servidor que apresentar algum dos sintomas acima citados, deverá ficar em casa (Home Office) até que seja realizado o teste para detecção do vírus ou passe por avaliação médica. A solicitação para realização do teste deve ser feita na COSAU por meio do ramal 5909, Whatsapp (63) 99911-5974 ou e-mail cosau@tceto.tc.br.