Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Saúde: conversa sobre sono levanta discussão a respeito de qualidade de vida e produtividade

Saúde: conversa sobre sono levanta discussão a respeito de qualidade de vida e produtividade

119 Visualizações
Publicado: 11 de outubro de 2024 - Última Alteração: 11 de outubro de 2024

Tamanho da Fonte

Em roda de conversa promovida pela Cosau, médico e psicólogo apontaram a importância do cuidado com a qualidade do sono dos servidores

O médico Joandson Souza e o psicólogo Pedro Augusto, que atuam na Coordenadoria de Saúde (Cosau) da Diretoria de Recursos Humanos (RH), reuniram servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) em uma roda de conversa sobre a qualidade do sono, que solicitaram participar por meio de inscrição.

Na primeira abordagem, o psicólogo falou sobre a importância do sono para a saúde das pessoas, principalmente nos campos da concentração, raciocínio e produtividade. Aberta a discussão, o médico Joandson Souza fez uma apresentação de informações e dados, interagindo com os participantes e questionando sobre “o que é uma boa noite de sono”. Dentre as várias respostas, servidores apontaram situações que envolvem noites mal dormidas, insônia, cansaço e sono em excesso.

Joandson repassou um leque de informações sobre como o sono é importante para a saúde e vida das pessoas. Os dados abrangem saúde, memória, regulação emocional, sistema imunológico, metabolismo, controle de peso, saúde cardiovascular, qualidade de vida, produtividade e prevenção de doenças crônicas. O médico destacou que “quem dorme bem tem mais concentração e foco, além de prevenir doenças crônicas” e completou: “Quem não dorme bem, prejudica sua qualidade de vida. O corpo dá sinais claros: quando o cérebro está sobrecarregado, a mente entra em luta, se esgota, e surgem dificuldades de concentração, irritabilidade, além de outros sintomas. O cérebro precisa desse descanso para funcionar adequadamente”, ressaltou.

Alguém que está lendo este texto se identificou? Pois bem, você não está sozinho. Um levantamento publicado pela revista científica Sleep Epidemiology aponta que 65,5% dos brasileiros dormem mal.

A apresentação do médico Joandson aos servidores do TCETO entrou no tema “O fascinante mundo dos ciclos do sono”. Ele explicou sobre os dois tipos de sono: o REM e o não REM. Falou também sobre os hormônios do sono – a melatonina e o cortisol.

Joandson explicou o funcionamento do Ciclo Circadiano, conhecido como o relógio biológico, e descreveu como o corpo regula suas funções durante as 24 horas do dia. Um ponto que chamou a atenção foi sobre como podemos reconhecer o nosso ciclo do sono. O médico destacou como o sono de qualidade é um caminho para o bem-estar das pessoas.

Os participantes levantaram diversas questões pessoais, como ronco, insônia, uso do celular na cama antes de dormir e a perda do sono durante a noite. Sobre cada fator, tanto o médico quanto o psicólogo deram suas opiniões, embasadas em estudos e experiências profissionais na área da saúde. Por exemplo: “todo ronco deve ser investigado por um especialista, seja neurologista, otorrinolaringologista, especialista do sono, etc.”.

“Assim como a alimentação é importante para a nutrição, o sono é importante para a saúde”, ressaltou o médico. Casos específicos também estavam na apresentação durante a roda de conversa. Um deles é que “qualidade é mais importante que quantidade”, em referência ao sono. Os participantes deram depoimentos e puderam tirar dúvidas, compartilhando suas experiências, bem como as de familiares.

O psicólogo Pedro Augusto fez uma intervenção sobre os hormônios melatonina e cortisol. “O primeiro sinaliza o descanso. O segundo, o despertar. Mas existe também a adenosina, que não é um hormônio do sono, mas é o alerta sobre o cansaço que sentimos”, destacou.

Se o nome adenosina é novo para quem está lendo, foi essa a reação de quem estava presente na roda de conversa. “Sabe aquele cansaço que sentimos no final do dia? Aquela sensação de que a bateria está acabando? Essa é a adenosina dizendo para o nosso corpo descansar, e aí entra a melatonina”, explicou o psicólogo.

Durante o encontro, bastante proveitoso, por sinal, também foi abordado o tema “higiene do sono”, com a apresentação de um guia completo que inclui hábitos durante o dia e nas horas que antecedem o sono. O psicólogo aplicou um formulário anônimo para que os participantes respondessem a questões relacionadas à qualidade do sono de cada um. No final, um resultado numérico aponta se há a necessidade ou não de procurar auxílio de um profissional da saúde para avaliação, orientação e adequação relacionadas ao sono.

Pedro Augusto apresentou um guia completo com práticas que propiciam a melhoria do sono e o bem-estar geral de quem segue as dicas. Dentre elas, destacam-se a importância de estabelecer uma rotina de sono, com horário regular para dormir e acordar, e evitar a privação do sono.

O guia completo também orienta a escolher um ambiente propício para dormir, com temperatura, iluminação e sons agradáveis, além do controle de estímulos, como evitar atividades estimulantes antes do sono e não permanecer na cama caso não consiga dormir por mais de 20 minutos.

Técnicas de relaxamento antes de dormir e alimentação também foram abordadas na apresentação do guia de práticas para ter uma boa noite de sono.

.

Entender como o organismo trabalha para regular o sono foi um dos pontos destacados no encerramento da roda de conversa. “O sono é muito importante para a saúde, por isso fizemos esse encontro”, ressaltaram o médico e o psicólogo.

A Cosau informa que está à disposição para esclarecimento de dúvidas e atendimento sobre o tema.