Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Sábado de saúde, educação e cidadania para mais de 700 pessoas no extremo norte do Estado

Sábado de saúde, educação e cidadania para mais de 700 pessoas no extremo norte do Estado

126 Visualizações
Publicado: 4 de outubro de 2025 - Última Alteração: 6 de outubro de 2025

Tamanho da Fonte

Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância reúne ações voltadas a 28 municípios da região

Sábado, 4 de outubro. O dia mal tinha amanhecido na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, e já havia uma fila de moradores aguardando os portões da Escola de Tempo Integral se abrirem para receberem atendimentos e serviços oferecidos pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) e 17 instituições parceiras. Homens e mulheres em busca de ações como emissão de documentos, consultas médicas, vacinação, exames de mamografia e papanicolau, corte de cabelo, distribuição de kits de saúde bucal, entre outras atividades.

De Ribeirão da Mata, a aproximadamente 12 quilômetros da cidade de Araguatins, uma senhora de 64 anos demorou uma hora de moto até chegar à Escola. Ela foi em busca da 2ª via da certidão de nascimento da filha, de 16 anos. Preferiu não se identificar, mas não poupou palavras ao elogiar o programa, afirmando que, se não fosse o atendimento no sábado, levaria muito mais tempo para obter gratuitamente um novo documento
Esse foi apenas um dos serviços oferecidos ao longo de todo o dia.

Cidadania e empreendedorismo

Também fizeram parte das atividades a inserção de jovens no mercado de trabalho, o incentivo ao empreendedorismo e o direito ao reconhecimento da paternidade com testes de DNA. Além de elevar os indicadores sociais dos municípios, a Aliança pela Primeira Infância ainda tem como foco apoiar as famílias com cursos de capacitação para gerar renda, como a oficina de panificação.

O Centro Solução de Conflitos e Cidadania de soluções de conflitos (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) esteve presente com a justiça restaurativa e roda de conversa sobre violência contra a mulher. Ainda pela manhã, a equipe do TJ já havia iniciado cinco processos para teste de DNA, um deles envolvendo duas mulheres que queriam confirmar o parentesco.

Os moradores aproveitaram para cuidar do visual, com corte de cabelo e design de sobrancelha. Para completar, teve sorteio de ventiladores e troca de lâmpadas LED como incentivo à economia doméstica.

Calendário

A terceira fase do programa será finalizada em Araguaína, no dia 18 de outubro, quando acontece o último encontro regional contemplando 25 municípios da Região do Véu da Noiva.

Parceiros

O programa conta com o apoio de instituições parceiras como Governo do Tocantins; Tribunal de Justiça (TJTO); Ministério Público (MPTO); Defensoria Pública (DPE); Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria da Saúde (SES); Polícia Militar (PM); Secretaria de Segurança Pública (SSP); Controladoria-Geral da União (CGU); Associação Tocantinense de Municípios (ATM); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO); BRK; Energisa e Hospital de Amor.

Acesse todas as fotos aqui.