Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Reunião define o papel dos agentes de integração no programa TCE de Olho no Futuro

Reunião define o papel dos agentes de integração no programa TCE de Olho no Futuro

65 Visualizações
Publicado: 4 de julho de 2025 - Última Alteração: 7 de julho de 2025

Tamanho da Fonte

Durante encontro online, a coordenação da iniciativa passou orientações para os representantes de cada município

Com o objetivo de definir os papéis do agente de integração local do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, o conselheiro Severiano Costandrade, coordenador geral do programa, e as coordenadoras técnicas, Thalyta Fernandes e Dagmar Gemelli, conduziram uma reunião com representantes dos municípios tocantinenses.

O conselheiro abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e fez questão de ressaltar que o programa não é exclusivo do TCE, mas de todos os parceiros, apoiadores e participantes. O conselheiro lembrou que o TCETO é um articulador, organizador e coordenador dos trabalhos para induzir as boas práticas das políticas públicas em defesa da primeira infância. Foi enfático ao cobrar as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, sensibilizou os presentes: “É um trabalho muito sério e inédito no Brasil, com foco na melhoria da realidade das crianças de 0 a 6 anos.”

Ele alertou que as ações e resultados ligados ao projeto serão considerados nos processos de julgamento das contas de prefeitos e secretários municipais. Por isso, orientou que todos os gestores e servidores estejam atentos e que a informação seja repassada a quem atua diretamente nas secretarias, destacando o compromisso e a importância da iniciativa. O conselheiro ainda reforçou a importância da assinatura do Termo de Compromisso pelos municípios que ainda não aderiram oficialmente.

A coordenadora técnica, Thalyta Fernandes, explicou que os agentes de integração locais vão manter tratativas diretas com as áreas técnicas do tribunal, realizar a busca ativa dos atores para participarem dos webinários, além de dar apoio logístico nos seis municípios-polo, realizando a interlocução contínua entre a cidade e o tribunal durante todas as etapas do programa. “Até o dia 21 de julho, os municípios devem enviar ofício ao TCETO indicando o agente de integração local”, lembrou. Por fim, ela fez um chamamento sobre a adesão ao Selo UNICEF, que deve ser feita até o dia 23 de julho.

A também coordenadora técnica, Dagmar Gemelli, falou sobre os webinários que serão ofertados para o treinamento dos agentes de integração locais. A primeira etapa será nos dias 5 e 6 de agosto, com quatro horas de duração cada, e será direcionada exclusivamente aos municípios-polo:

            •          Miracema, Guaraí e Dianópolis – 5 de agosto (segunda-feira), das 9h às 13h

            •          Gurupi, Araguatins e Araguaína – 6 de agosto (terça-feira), das 9h às 13h

Na sequência, ocorrerá a segunda etapa dos webinários, direcionada aos demais municípios do Tocantins, com datas e instruções que serão divulgadas em breve.

Dagmar Gemelli ainda pontuou quais serão os municípios-polo (confira abaixo), que receberão presencialmente a caravana do programa com uma série de atividades, serviços e ações.

O conselheiro Severiano Costandrade finalizou a reunião convidando todos a acessarem o hotsite da iniciativa (www.tceto.tc.br/deolhonofuturo) e reforçou que a transformação da realidade das crianças tocantinenses depende do comprometimento de cada instituição, gestor e servidor envolvido. “O futuro que desejamos para nossas crianças começa com o empenho de todos nós. Esse projeto não é apenas do Tribunal de Contas, ele é de toda a sociedade”, destacou.

Confira as datas dos encontros regionais de acordo com cada município-polo:

Miracema – 30 de agosto

Guaraí – 13 de setembro

Dianópolis – 20 de setembro

Gurupi – 27 de setembro

Araguaína – 4 de outubro

Araguatins – 18 de outubro