Reunião alinha próximos passos do TCETO para manter avanços e melhorar indicadores no MMD-TC

Tamanho da Fonte
Encontro desta quinta-feira, 8, reforçou compromisso com a qualidade no controle externo e apresentou resultados da avaliação nacional de desempenho
Com foco na melhoria contínua e na consolidação das boas práticas de fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) realizou, nesta quinta-feira, 8, uma reunião com as equipes do controle externo para discutir estratégias e próximos passos relacionados ao Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).
O encontro foi conduzido pela diretora-geral de Controle Externo, Dênia Maria Luz, e reuniu representantes das seis Diretorias de Controle Externo (DICEs), além de coordenadores das unidades técnicas CAENG, COCAP, COACF, COCAR, COREC, CGIE, COAPT, COAES e da Comissão de Acompanhamento dos Indicadores do MMD-TC, criada por meio da Portaria nº 404/2025.
Durante a reunião, foram traçadas diretrizes para garantir o engajamento das chefias e servidores na manutenção dos resultados positivos já alcançados, bem como na superação de desafios apontados como oportunidades de melhoria.
Os dados da avaliação mais recente, referente à edição de 2024 do MMD-TC, revelam que o TCE Tocantins obteve desempenho acima da média em 65% dos critérios analisados. Além disso, o Tribunal alcançou nota máxima em 34% dos itens avaliados, recebendo conceito de excelência em áreas estratégicas como liderança, estratégia, accountability, planejamento geral de fiscalização e auditoria, controle e garantia da qualidade, auditoria de conformidade, controle concomitante e auditoria de sustentabilidade e cidades.
Coordenado nacionalmente pela Atricon, o MMD-TC é uma ferramenta que avalia o desempenho dos Tribunais de Contas com base em critérios técnicos de qualidade, efetividade, transparência e impacto das ações de fiscalização.

