Representantes das regiões do Bico do Papagaio e Véu da Noiva são capacitados em webinário

Tamanho da Fonte
Momento faz parte do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança para Primeira Infância
A segunda fase do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância se encerrou nesta terça-feira, 19 de agosto, com a realização do último webinário voltado a orientar sobre os encontros regionais, representantes dos 28 municípios que integram a região do Bico do Papagaio e dos 25 da região Véu da Noiva, que tem como cidade-polo, Araguaína.
As instrutoras técnicas do TCETO, Dagmar Gemelli e Thalyta Fernandes, conduziram o encontro, trazendo orientações detalhadas sobre a execução do Programa, o papel do Tribunal e dos municípios na ação, os objetivos, os eixos de atuação, o público-alvo, a programação dos encontros regionais, o Dia D da Aliança pela Primeira Infância, além dos Selos Município Amigo do Futuro e Selo Unicef.
Dagmar Gemelli iniciou falando das articulações e dos preparativos que já estão sendo trabalhados em conjunto com os parceiros desde fevereiro. Apresentou o Guia Metodológico – norteador das ações, falou sobre o dia D da Aliança pela Primeira Infância e ressaltou a importância da participação de todos os municípios para fortalecer as políticas públicas já existentes nos eixos da saúde, educação e assistência social.
No segundo momento, foi a vez de Thalyta explanar de forma técnica, os indicadores, eixos, as metas e os critérios para avaliação dos indicadores e mensuração do Selo – certificação conferida pelo TCE que reconhece e valoriza os resultados alcançados pelos municípios participantes do programa, em incentivo as boas práticas.
Os representantes que participaram da capacitação receberam orientações detalhadas para a execução das ações em seus municípios e que vão iniciar, presencialmente, a partir de 30 de agosto, nos seis municípios-polo de Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguatins e Araguaína.
Mensagens
Em mensagem gravada, o presidente do TCETO, Alberto Sevilha, ressaltou que o Programa, de iniciativa do Tribunal, está sendo construído com o apoio de 17 instituições parceiras que trabalham para ofertar ações concretas e efetivas às crianças de até 6 anos que são o futuro da nação.
Na sequência, o coordenador-geral do TCE de Olho no Futuro, conselheiro Severiano Costandrade, também enfatizou que o sucesso da Aliança pela Primeira Infância é garantir às crianças durante esta fase de desenvolvimento e às suas famílias, políticas públicas eficazes.
Próximas fases
As próximas fases do Programa são: ações em seis municípios-polo com oferta de serviços e capacitações; o Dia D nos 133 municípios simultaneamente, e a entrega do Selo Município Amigo do Futuro.
Acesse todos as informações do Programa no hotsite. Acesse aqui.
Assista ao último webinário clicando abaixo.