Tamanho da Fonte

Acessibilidade Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE Tocantins > Institucional > Pronunciamentos > 31/01/2009 – Discurso do Presidente

31/01/2009 – Discurso do Presidente

Tamanho da Fonte

Data: 31/01/2009

Boa tarde a todos,

 

Nos deixa sinceramente confiante tomar posse do instituto após administração tão brilhante por parte do nosso amigo, agora presidente da Atricon, conselheiro Salomão Ribas Júnior. E faremos o nosso melhor para dar sequência às ações iniciadas por Vossa Excelência, conselheiro.

Agradeço a atenção e o apoio dispensado desde fui escolhido para assumir a direção do Irb. Agradeço ao Ministério do Trabalho, na pessoa do diretor de Programas, Luis Padilha, também a todos que se dedicam tanto para que o Promoex seja um sucesso, meus colegas conselheiros dos Tribunais, producuradores, auditores, técnicos, servidores e amigos que vieram do Tocantins para estarem aqui junto de mim.

E vejo um futuro promissor na esfera do Controle Externo no Brasil. Cada vez mais os Tribunais de Contas estão tão imbuídos em mudar sua imagem perante à sociedade. Cada vez mais refletimos sobre nossas ações, nossos métodos, sobre esse distanciamento inócuo que tanto queremos, hoje, dissolver. Hoje, mais do que nunca, queremos andar de mãos dadas com os próprios cidadãos para zelar pelos recursos que, afinal de contas, são de todos nós brasileiros.

É tempo de sair do anonimato! É tempo de mostrar às pessoas que os Tribunais de Contas fazem, com competência, um trabalho totalmente dedicado à sociedade. É tempo de darmos as mãos em ações coordenadas, ações efetivas, que ecoem nos quatro cantos que estamos atentos, vigilantes e trabalhamos para administrações públicas modernas e eficientes.

Uma linda canção do cantor e compositor Oswaldo Montenegro diz a seguinte frase: “será que foi o trem que passou? Ou passou quem fica na estação?”.

Hoje à frente do IRB, ao lado da Atricon, da Abracon, Anpicon, conclamo a todos… colegas ministros, conselheiros, servidores: sejamos tripulantes do trem, rumo a novas conquistas e por um Brasil mais honesto e igualitário.

Contem comigo! Obrigado!

Severiano Costandrade – Presidente do IRB (Instituto Rui Barbosa)