Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE Tocantins > Institucional > Pronunciamentos > 12/11/2012 – III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas

12/11/2012 – III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas

Tamanho da Fonte

Local: Campo Grande – Mato Grosso do Sul

Ao ver conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores e técnicos de praticamente todos os Tribunais de Contas do Brasil, aqui presentes, fico certo de que já passou o tempo em os Tribunais de Contas permaneciam isolados uns dos outros. E isso me deixa extremamente feliz, porque unidos somos muito mais fortes. Poderemos observar na apresentação dos resultados na tarde da próxima quarta-feira, o volume de ações em prol dos tribunais de contas, como um todo, feitas este ano.

 

Nossa integração extrapolou, inclusive, nossas fronteiras, com a realização de um curso de capacitação à distância, sediado em Buenos Aires e aberto para técnicos dos Tribunais de Contas brasileiros com o tema “Ética e reponsabilidade no serviço público”.

 

Isso tudo demonstra nossa vontade de nos aprimorarmos, de ir além. Hoje pela manhã promovemos uma oficina voltada aos membros dos Tribunais de Contas. A maioria dos senhores e senhoras aqui presentes pode presenciar uma aula maravilhosa sobre o “devido processo legal”.

 

Extremamente pertinente, enriquecedora e em um momento preciso para todos nós.

 

E afirmo aos senhores, o Instituto Rui Barbosa está determinado a preparar uma programação regional para 2013, com oficinas como esta ministradas localmente, para grupos menores e com mais constância.

 

E nessa busca por renovação, tenho o imenso prazer de informar que, amanhã, na abertura dos trabalhos, será apresentada uma iniciativa para 2013, que tenho certeza, representará um novo capítulo na história do controle externo brasileiro.

 

Com muita satisfação, nós do IRB e Atricon, lançaremos o Prêmio Novitatis, para valorizar ideias, práticas e profissionais inovadores junto aos operadores do controle, compreendendo os Tribunais de Contas, Controladorias e até conselhos, que promovem o controle público. Temos a certeza de que, além de incentivar o aprimoramento e a inovação, o Prêmio Novitatis será uma ferramenta importantíssima para o estímulo do controle social.

 

Será similar ao prêmio Innovare, voltado para os operadores da justiça no país. E nós sonhamos em conseguir o mesmo sucesso do prêmio Innovare. E diante dessas e de diversas outras atividades que vamos explicitar na próxima quarta-feira, gostaria de anunciar o novo slogan que desenvolvemos: Instituto Rui Barbosa “Conhecimento a serviço dos Tribunais de Contas”. Essa é a nossa missão, esse é o nosso dever.

 

Sem me estender mais, eram essas algumas das “Novitatis” que eu gostaria de compartilhar com as senhoras e senhores. Dividir também a minha alegria em estarmos mais uma vez juntos, agora em Campo Grande, que é uma das cidades mais lindas e mais bem cuidadas do país. E nesse Tribunal de gente amiga, um dos Tribunais que nos dá mais prazer em visitar.

 

O meu muito obrigado a todos os membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Agradeço a todos, no nome do presidente Cícero Antonio de Souza, dos conselheiros Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid, José Ancelmo dos Santos, Ricardo Pereira Cabral, Waldir Neves e da conselheira Marisa Serrano. Peço a todos uma salva de palmas para os membros e servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e organizadores que tanto estão trabalhando para viabilizar este evento.

 

Senhoras e senhores, desejo de coração um ótimo evento. Bom trabalho a todos!

 

Conselheiro Severiano Costandrade
Presidente Tribunal de Contas do Tocantins