Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Projeto Bate Papo do mês de maio aborda cuidado e saúde

Projeto Bate Papo do mês de maio aborda cuidado e saúde

788 Visualizações
Publicado: 29 de maio de 2024 - Última Alteração: 29 de maio de 2024

Tamanho da Fonte

Membros e servidores do TCETO se reúnem para um momento de interação e reflexão

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins realizou mais uma edição do projeto ‘Bate Papo’ na manhã desta sexta-feira, 29 de maio. O projeto consiste em reunir membros, servidores e terceirizados no hall do prédio principal para um momento de interação e reflexão sobre um tema definido no planejamento da ação. Um culto ecumênico faz parte da ação e foi celebrado por Neiber Garcia da Cruz, presidente do Núcleo Espírita Caridade o Caminho; pelo pastor presiberiano Danilo Alves Rocha e pelo padre Fábio Gleiser, da paróquia Coração de Maria. Os três abordaram o amor de mãe em suas explanações, em razão do mês de maio. O evento contou com a apresentação do cantor e compositor Badinho, também servidor do Tribunal.

O tema principal do Bate Papo foi o programa ‘Conta com a Saúde’, executado pela Diretoria de Recursos Humanos do TCETO. A diretora do setor, Paula Balbio, junto com a equipe da coordenadoria de Saúde (Cosau), comandada por Najla Mansur, falou sobre o projeto ‘Conta com a Saúde’. Foi apresentada a linha do tempo do projeto que propõe aos membros e servidores da Corte melhores condições da saúde física e mental e ganho de qualidade de vida.

Segundo a coordenadora da Saúde, 184 servidores estão participando voluntariamente do projeto. Ela aproveitou o momento Bate Papo para convidar os demais servidores a também fazerem parte do atendimento.

Conta com a Saúde

Se trata de uma ação que faz parte do Programa Qualidade de Vida 2024, por meio da Coordenação de Saúde (Cosau), propondo aos servidores da Corte atenção própria sobre cuidados e iniciativas para uma vida mais saudável.

Cada servidor foi atendido por uma equipe multiprofissional formada por técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e médicos, que colheu informações, aferiu pressão arterial e passou por exames de bioimpendância e de hemograma. Houve também atendimento individual para analisar a porcentagem de gordura corporal e massa muscular com estabelecimento de metas para melhorar os resultados que não foram bons nos exames.

Exemplos

Dois servidores do TCETO, Fábio Ferreira (Ascom) e Roberto Carlos Carvalho da Silva (Cartório), aderiam ao programa ‘Conta com a Saúde’ quando foi lançado, há 30 dias. Fábio mudou sua rotina, passou a praticar exercícios de musculação e alterou seus hábitos alimentares. “Com essa atitude e incentivo da Saúde aqui do TCE, eu perdi 15 quilos no meu peso, estava acima do peso, e o médico cardiologista tirou a medicação que eu tomava para pressão alta. Ou seja, não tomo mais remédio algum e minha vida mudou pra melhor, mudou muito para melhor”, disse Fábio em seu depoimento.

Por sua vez, Roberto Carlos, que é maratonista, entrou no programa com a meta de reduzir o tempo de corrida no percurso de 10km. “Eu perdi 3 quilos do meu peso corporal, e era exatamente o que eu queria. E reduzi em dois minutos, a meta eram cinco, mas esses dois minutos já são significativos e vou chegar aos cinco da meta”, destacou o servidor entusiasmado com sua participação garantida em duas maratonas, uma de 25 km, que acontecerão na próxima semana , no estado do Rio de Janeiro.

Hospital do Amor

A manhã de interação entre servidores contou ainda com a presença do representante do Hospital do Amor, Leonel Dias. Sua participação foi para falar sobre as atividades da entidade no Tocantins, unidade localizada em Palmas que atendeu, só em 2023, 40.800 pacientes do total de 569 mil em todo o país, incluindo a unidade de Barretos. Todas essas pessoas são atendidas gratuitamente pelo hospital.

Nesse contexto, Leonel falou sobre os recursos que mantêm o Hospital do Amor, que são basicamente doações. Ele explicou sobre a Lei de Incentivo para doações sobre o  Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) “A Lei de Incentivo permite que pessoas físicas que declaram imposto de renda na modalidade completa podem destinar até 6% do IR devido para o Hospital do Amor”, destacou o representante da entidade como forma de estimular doações para as atividades do hospital.

Saiba mais sobre essa modalidade de doação neste link.