Presidente do TCETO reforça apoio à adesão dos municípios ao Selo UNICEF 2025-2028

Tamanho da Fonte
Conselheiro Sevilha participou da reunião no Palácio Araguaia e destacou o papel do controle externo na promoção de políticas públicas para infância e adolescência
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha, participou nesta quinta-feira, 8, de reunião no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, que marcou o início da mobilização estadual para a adesão dos 139 municípios tocantinenses à 5ª edição do Selo UNICEF (2025-2028). A iniciativa tem como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Durante o encontro, conduzido pelo governador Wanderlei Barbosa com a presença de gestores estaduais, municipais e representantes do UNICEF, o conselheiro Sevilha destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos públicos para alcançar resultados concretos. “O Tribunal de Contas está atento e comprometido com iniciativas que promovam o bem-estar da infância e da adolescência. Vamos acompanhar, fiscalizar e orientar os municípios para que os investimentos e as políticas públicas nessa área sejam efetivos e gerem impacto real na vida das pessoas”, afirmou o presidente do TCETO.
O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida aos municípios que demonstram avanços mensuráveis na promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Na edição anterior (2021-2024), 71% dos municípios tocantinenses aderiram ao programa, e 16 receberam a certificação. O prazo para adesão à nova edição vai até 9 de junho, por meio do site oficial da iniciativa.
“Estamos começando este grande chamado a todos os municípios do estado para que façam a adesão à nossa iniciativa e promovam a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Assim, reconhecemos as gestões municipais que estão muito comprometidas em proporcionar o melhor presente e futuro para as crianças do Tocantins”, destacou a chefe do escritório do UNICEF responsável pelo Tocantins, Mariana Rocha.
A reunião também contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; da secretária da Setas, Cleizenir dos Santos; do prefeito de Cristalândia e presidente eleito da ATM, Big Jow; do subprocurador-geral de Justiça do MPTO, Luciano Casaroti; entre outras autoridades.
Com informações da Secom do Estado.