Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Presidente do TCETO participa do Fórum sobre Inovação, Tecnologia e Controle Externo orientado por dados

Presidente do TCETO participa do Fórum sobre Inovação, Tecnologia e Controle Externo orientado por dados

111 Visualizações
Publicado: 27 de maio de 2024 - Última Alteração: 27 de maio de 2024

Tamanho da Fonte

Evento celebra os 41 anos do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas do estado de Rondônia

O presidente do Tribunal de Contas do Estado Tocantins (TCETO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, prestigiou a solenidade de abertura do Fórum que comemora os 41 anos de criação do Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas de Rondônia. Em seu pronunciamento, o conselheiro enalteceu o novo e bom posicionamento do TCERO, ao priorizar o domínio tecnológico no exercício da fiscalização.

“É uma felicidade participar de um evento que busca refletir sobre controle externo a partir de inteligência artificial”, disse o presidente do TCETO se referindo ao ‘Controle Externo Orientado por Dados’ (CEOD), recente filosofia de atuação do Tribunal de Contas de Rondônia, inaugurada em janeiro deste ano. O CEOD utiliza ciência de dados e inteligência artificial para otimizar o trabalho da Corte naquele estado.

Abertura do Fórum

A abertura do Fórum aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27 de maio. A programação segue até quarta-feira, 29. Inovação, tecnologia e Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) foram as temáticas destacadas na cerimônia

O evento, no auditório do TCERO, reuniu membros, procuradores, servidores, representantes de órgãos estaduais, especialistas e convidados de todo o Brasil.  As boas-vindas, à seleta plateia, foram dadas pelo presidente do TCERO, Wilber Coimbra, por meio de vídeo, já que participa de compromisso fora do Estado de Rondônia.

Em sua fala, Coimbra destacou a capacidade da instituição em se aprimorar e se reinventar. Ressaltou a importância de um fórum voltado a debater o papel da inovação e da tecnologia na otimização dos processos de controle externo. “Por meio do CEOD, estamos transformando a maneira como fiscalizamos, tornando nosso trabalho mais eficiente e impactante para toda a sociedade”, frisou.