Prefeitos destacam importância de investir na primeira infância durante entrega do Selo Município Amigo do Futuro
Tamanho da Fonte
Gestores elogiaram o programa TCE de Olho no Futuro e ressaltaram que as ações representam investimento no desenvolvimento dos municípios
Prefeitos de municípios tocantinenses destacaram a importância de investir na primeira infância e elogiaram a iniciativa do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) durante a cerimônia de entrega do selo Município Amigo do Futuro, realizada nesta quinta-feira, 12. O reconhecimento marcou o encerramento da edição 2025 do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância.
A premiação foi concedida aos municípios que alcançaram índices satisfatórios nas ações desenvolvidas ao longo do ano, com pontuação entre 50 e 110 pontos nos eixos I e II do programa, que busca fortalecer políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.
Para o prefeito de Dois Irmãos do Tocantins, Geciran Saraiva Silva, o reconhecimento simboliza o esforço conjunto das gestões municipais e das instituições parceiras em prol do desenvolvimento das crianças. “Estamos diante de um momento muito importante, que é o reconhecimento do trabalho em equipe e das parcerias construídas. É o resultado do empenho dos municípios com foco no futuro e no cuidado com a primeira infância”, afirmou.
Entre os municípios reconhecidos como Amigos do Futuro, quatro alcançaram pontuação máxima nas duas fases do programa: Bandeirantes do Tocantins, Conceição do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins e Paraíso do Tocantins.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Moraes, destacou que o selo representa o compromisso da gestão municipal com políticas voltadas à infância e com a construção de um futuro melhor. “Receber esse selo representa todo o cuidado que tivemos ao longo de 2025 com a primeira infância. Abraçamos essa causa, participamos de diversas reuniões em Palmas e em cidades vizinhas para conhecer melhor o projeto e também tivemos a oportunidade de realizar um grande evento em nosso município”, ressaltou.
Já o prefeito de Bandeirantes do Tocantins, Saulo Gonçalves Borges, reforçou a importância da parceria com o Tribunal de Contas e reconheceu o trabalho das equipes municipais na implementação das ações. “É um momento de alegria estar aqui participando da entrega do selo Município Amigo do Futuro. Agradeço pela parceria com o Tribunal de Contas e à minha equipe de Bandeirantes pelo trabalho desenvolvido em prol da educação e do cuidado com as nossas crianças”, disse.
A solenidade marcou o encerramento das ações desenvolvidas em 2025 e também foi palco do lançamento da edição 2026 do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que continuará mobilizando os municípios tocantinenses para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil.




