Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Parceiros alinham próximos passos do programa TCE de Olho no Futuro

Parceiros alinham próximos passos do programa TCE de Olho no Futuro

43 Visualizações
Publicado: 1 de outubro de 2025 - Última Alteração: 1 de outubro de 2025

Tamanho da Fonte

Reunião no TCETO destacou resultados já alcançados e preparativos para o Dia D, em novembro

Um mês após o primeiro encontro regional do TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, realizado em Miracema, representantes dos 17 parceiros se reuniram nesta terça-feira, 30 de setembro, no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), para realinhar as ações do programa.

O conselheiro Severiano Costandrade, coordenador-geral, abriu a reunião ressaltando que, a partir de agora, dois grandes compromissos guiam os trabalhos: o primeiro é a preparação para o Dia D, marcado para 30 de novembro de 2025; o segundo, a busca por resultados práticos das ações já em andamento.

A representante do Ministério Público Estadual (MPETO), Luciele Marchezan, anunciou que no próximo encontro, 4 de outubro, em Araguatins, o órgão vai apresentar o projeto MiniCidadão e pediu para ser a primeira a palestrar. “Nossa intenção é apresentar no início para que os pais tenham tempo de providenciar a documentação das crianças, se necessário, para inseri-las no programa”, explicou.

O gerente de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Gustavo Henrique Mendes da Cruz, destacou a importância da presença de gestores, além dos técnicos, para garantir a efetividade das ações. “Às vezes, a cobertura vacinal é incompleta por causa da falta de conhecimento dos próprios gestores”, pontuou.

A coordenadora técnica do programa, Dagmar Gemelli, apresentou os resultados parciais obtidos nos quatro encontros regionais já realizados. Segundo ela, os dados mostram avanços em todas as áreas. “Isso demonstra que o programa vem cumprindo seus propósitos, graças ao empenho de cada um dos parceiros”, avaliou.

Já a também coordenadora técnica Thalyta Fernandes falou sobre a atuação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE), da Defensoria Pública (DP) e do Tribunal de Justiça (TJ). Ela sugeriu que, no Dia D, a área jurídica seja organizada de forma alinhada entre os três órgãos, para melhor atender à população. “É importante que todas as comarcas estejam envolvidas, com juízes, promotores e defensores públicos participando”, ressaltou.

O próximo encontro regional do programa será em Araguatins, no dia 4 de outubro, abrangendo 28 municípios da região do Bico do Papagaio.