Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Palestras sobre saúde, educação e direitos marcam programação do TCE de Olho no Futuro em Guaraí

Palestras sobre saúde, educação e direitos marcam programação do TCE de Olho no Futuro em Guaraí

244 Visualizações
Publicado: 14 de setembro de 2025 - Última Alteração: 15 de setembro de 2025

Tamanho da Fonte

Especialistas de diferentes instituições abordaram temas essenciais para a garantia dos direitos da primeira infância

Guaraí foi palco, neste sábado, 13, do TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância. Além dos atendimentos oferecidos à comunidade, o evento reuniu especialistas que compartilharam conhecimento em palestras sobre saúde mental, alfabetização, segurança alimentar e os direitos da primeira infância.

O coordenador do programa, conselheiro Severiano Costandrade, abriu a rodada destacando a importância de apresentar os avanços e novidades do projeto para gestores e sociedade. A primeira palestra foi conduzida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, com a psicóloga Aline Alves Rodrigues, que tratou sobre a saúde mental na primeira infância, tema central para compreender os impactos dessa fase no desenvolvimento humano.

Na sequência, a analista especializada em educação do Ministério Público do Tocantins, Elaine Aires Nunes, abordou a gestão eficiente do investimento em educação, destacando a importância da boa aplicação dos recursos públicos para garantir qualidade no ensino infantil. A defensora pública Viviane Lúcia Costa trouxe a discussão sobre a judicialização de políticas públicas, explicando como a Defensoria Pública atua na garantia dos direitos da primeira infância.

Outro destaque foi a palestra de Vanilson Pereira da Silva, gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Secretaria de Cidadania e Justiça, que falou sobre a importância dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) como instrumentos de planejamento para os municípios. Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Francinete Ribeiro, diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios, apresentou o programa Alfabetiza Mais Tocantins, iniciativa voltada a assegurar os direitos de aprendizagem das crianças na primeira infância.

Na área da nutrição, o técnico Hércules Rodrigues Morais Júnior, da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, trouxe reflexões sobre a sensibilização de gestores e secretários em relação ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Encerrando a programação, a profissional da Secretaria de Estado da Saúde, Ângela Costa Soares, integrante da área técnica de Saúde da Criança, falou sobre a assistência à saúde na primeira infância, com ênfase nas estratégias de atenção primária, como puericultura, imunização e vigilância alimentar e nutricional.

O conjunto de palestras mostrou a amplitude do programa e reforçou a importância da integração entre os órgãos para assegurar que as crianças tocantinenses tenham um desenvolvimento saudável e pleno.

Clique AQUI e veja a galeria completa de fotos.

Assista as palestras que fizeram parte da programação do encontro em Guaraí na íntegra