Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > “Outubro Rosa” começa com conscientização sobre o câncer de mama

“Outubro Rosa” começa com conscientização sobre o câncer de mama

131 Visualizações
Publicado: 4 de outubro de 2024 - Última Alteração: 4 de outubro de 2024

Tamanho da Fonte

Campanha terá palestras, visitas às salas e exames de mamografia gratuitos, além de ação solidária

Ao chegarem para trabalhar nesta sexta-feira, 4, os servidores do Tribunal de Contas do Tocantins receberam a “balinha do coração” e um cartão na cor rosa com QR code que traz todas as informações sobre vários tipos de câncer e as formas de tratamento, com destaque para o câncer de mama. A entrega aconteceu nos halls de entrada do prédio Sede e do edifício Ruy Barbosa.

Foi o início do “Outubro Rosa”, que tem como objetivo conscientizar as servidoras do TCETO sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, colo de útero e ovários, a fim de reduzir a mortalidade por essas doenças. A campanha anual é realizada nacionalmente, e o Tribunal abraçou essa causa há dez anos, por meio do Programa Qualidade de Vida, que integra as ações do Planejamento Estratégico do TCETO.

Exames

Além das palestras e visitas às salas, a carreta do Hospital de Amor estará estacionada na porta do Tribunal de Contas de 29 de outubro a 1º de novembro, período em que serão realizadas mamografias para as servidoras. Para realizar o exame, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço (originais e cópias).

Solidariedade

Durante o Outubro Rosa, os servidores poderão doar produtos de higiene pessoal, que serão entregues à Liga Feminina de Combate ao Câncer, parceira desta campanha. As doações poderão ser deixadas nas caixas que estão disponíveis nas entradas do prédio Sede e do edifício Ruy Barbosa.

Para o servidor Paulo Vila Nova, essa iniciativa é louvável “porque conscientiza as nossas colegas servidoras, e os homens têm que ajudar”, concluiu. O servidor Célio Coelho compartilha da mesma opinião: “todos têm que estar envolvidos, independente de ser mulher”, lembrou.

A servidora Dircilene Coelho destacou que a campanha é importante para alertar as colegas sobre a necessidade de fazer exames anuais. Vanésia Martins Feitosa reforçou a importância da conscientização: “Toda mulher tem que se prevenir, e nós, servidores do TCETO, estamos atentas”, declarou.

No dia 31 de outubro, acontecerá uma palestra com um profissional da saúde, que ainda será definido pela Coordenadoria de Saúde (Cosau). A campanha “Outubro Rosa” termina no dia 1º de novembro.