Novos servidores do TCE/TO fazem fiscalização simulada em transporte escolar

Tamanho da Fonte
Aula prática faz parte do programa do curso de capacitação para servidores recém-ingressos
Como parte do curso de introdução ao estágio probatório dos novos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Assistentes e Auditores de Controle Externo aprovados em concurso público tiveram uma aula prática com fiscalização simulada. O instrutor é o diretor-geral de Controle Externo da Corte, Dênis Luciano Pereira Araújo, que frisou a importância de aliar teoria à prática.
Transporte escolar é o tema escolhido para essa aula prática. Dois ônibus desse serviço que é prestado pela administração pública nos municípios, foram inspecionados pelos servidores recém-ingressos no Tribunal de Contas, sob a supervisão do diretor-geral de Controle Externo. Ele dividiu o grupo de participantes da capacitação em duplas formadas por um Auditor e um Assistente e entregou a cada dupla uma matriz de fiscalização.
O diretor explicou que foram estabelecidas duas questões de auditoria para essa fiscalização simulada. “A primeira é referente às condições do veículo, se atendem a legislação de trânsito. A segunda questão se aplica em relação ao condutor, como por exemplo, se possui habilitação na categoria necessária de acordo com a lei”, disse Dênis Luciano que ressaltou o valor da simulação, pois “a fiscalização simulada tem o intuito de despertar neles algo que a gente chama de feeling de auditor”.
Um dos servidores novos, o assistente de Controle Externo Fabiano Luna, avaliou a aula prática. “Foi muito interessante porque a gente está aprendendo como funciona realmente a atividade finalística do Tribunal de Contas. A gente tem uma noção de como funciona, claro, pois nos preparamos para sermos aprovados no concurso público, mas o trabalho efetivo a gente está vendo nessa capacitação e está bastante interessante”, disse Fabiano.
Um dos novos Auditores de Controle Externo, Carlos Edgar, também aprovou a iniciativa de uma fiscalização simulada durante o curso preparatório. “A aula prática é fundamental, é imprescindível. Se faz necessária para nos dar noção do desempenho da nossa função, o que nos permite contribuir em melhorar a vida de quem está na ponta da linha e precisando de um serviço bem prestado pela administração pública”, avaliou Carlos.
A capacitação dos novos servidores faz parte do Programa Qualifica TCE, que visa desenvolver as habilidades e competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho efetivo das suas funções no Tribunal de Contas, visando contribuir para a melhoria da gestão pública.
Transporte Escolar
O Transporte escolar é um dos temas do programa Profissão Gestor que oferta videoaulas e checklist de iniciativas para gestores, servidores públicos em geral e a sociedade.
A videoaula pode ser assistida na página do TCE Tocantins na internet que traz um hotsite no topo. Confira aqui.