Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Novo procurador-geral de Contas toma posse solene

Novo procurador-geral de Contas toma posse solene

43 Visualizações
Publicado: 4 de fevereiro de 2026 - Última Alteração: 4 de fevereiro de 2026

Tamanho da Fonte

Marcos Modes promete trabalho e dedicação para biênio 2026/2027

O novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Tocantins (MPCTO), Marcos Antonio da Silva Modes, tomou posse solene nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, durante a Sessão Solene Especial em comemoração aos 37 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO). A cerimônia foi realizada no auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, na sede administrativa da Corte.

Durante a solenidade, Modes destacou a continuidade do trabalho institucional. “Continuarei agindo de forma incansável e técnica, pois acredito que o verdadeiro progresso só é possível com a eficácia e a eficiência que se espera”, afirmou. Além disso, citou uma arte que integra o memorial da Corte, que simboliza os sinais numéricos, fazendo uma analogia ao real significado e papel do Tribunal, enquanto instituição responsável pela orientação, fiscalização e fortalecimento da boa governança pública, atuando de forma técnica e equilibrada na proteção do interesse público.

Integrando a lista tríplice formada a partir de votação realizada em 17 de dezembro de 2025 pelos quatro procuradores do Ministério Público de Contas, Modes foi escolhido pelo governador do Estado. Ele ingressou no Tribunal de Contas como procurador por meio de concurso público, realizado em 1998, tomando posse em janeiro de 1999.

Balanço de Gestão – Oziel Pereira dos Santos

Também participou da solenidade o ex-procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos. Integrando o cargo no MPCTO em 2022, ele exerceu o cargo nos dois últimos biênios: 2022/2023 e 2024/2025.

Durante a cerimônia, ele fez um balanço de suas gestões, destacando a coleta de dados realizada pelo departamento, os principais avanços alcançados e o trabalho desenvolvido à frente do órgão. Ele agradeceu aos parceiros de trabalho e afirmou que cada análise, parecer e manifestação técnica reflete um trabalho silencioso, responsável e essencial à credibilidade da unidade.

Nesse contexto, ressaltou que o esforço coletivo se expressa em dados objetivos ao longo do período de sua gestão. “Ao longo desses quatro anos em que estive à frente da Procuradoria-Geral de Contas, o Ministério Público produziu 17.451 manifestações em processos de controle externo. Mais do que um número, esse resultado representa dedicação diária, rigor técnico e responsabilidade institucional no cumprimento da missão constitucional que nos foi confiada”, afirmou.

Sobre o cargo

O procurador-geral é o chefe do Ministério Público de Contas e responsável pela gestão administrativa e pela representação institucional do órgão. Entre suas principais atribuições estão a atuação nas sessões do Tribunal de Contas, a emissão de pareceres nos processos, a representação institucional perante outros órgãos, a celebração de convênios, a delegação de competências aos procuradores e a proposição de medidas necessárias ao funcionamento e ao fortalecimento da instituição.

Confira o pronunciamento na íntegra: