Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Nova ferramenta do TCETO, Observatório Cidadão fortalece a transparência pública

Nova ferramenta do TCETO, Observatório Cidadão fortalece a transparência pública

79 Visualizações
Publicado: 5 de maio de 2025 - Última Alteração: 6 de maio de 2025

Tamanho da Fonte

Disponível no site da Corte, ferramenta integra dados estratégicos para apoiar fiscalizações e decisões internas, além de promover o controle social

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), reforça seu compromisso com a transparência e a eficiência na administração pública por meio do Observatório Cidadão. Esse ano, o site institucional do TCE habilitou uma nova ferramenta de acesso para os servidores, gestores e população em geral que utilizam o portal da instituição. Essa nova plataforma, disponibiliza informações estratégicas direcionadas tanto ao público interno quanto à sociedade civil. 

Voltado especialmente aos servidores do TCETO e gestores públicos, o Observatório se apresenta como um instrumento de apoio à fiscalização, reunindo indicadores cruciais das áreas de Primeira Infância, Educação, Saúde, além de dados socioeconômicos, orçamentários e de governança. A proposta é facilitar o acesso a informações confiáveis e atualizadas, que contribuam para auditorias mais precisas, relatórios técnicos mais completos e decisões administrativas mais fundamentadas.

No módulo público, o cidadão pode acessar o Observatório clicando neste ícone. Já servidores e gestores devem acessar a área restrita, utilizando seu login e senha.

Alinhado ao Planejamento Estratégico 2023-2030, o Observatório Cidadão fortalece o controle social ao reunir e compartilhar informações essenciais para a fiscalização da gestão pública. Ao permitir que a sociedade acompanhe, avalie e contribua com a administração pública, o equipamento reforça o compromisso do TCETO com a cidadania ativa.

O acesso interno está disponível no link: Observatório Cidadão.