Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Representantes de 27 municípios do Bico do Papagaio participam da abertura do Agenda Cidadã

Representantes de 27 municípios do Bico do Papagaio participam da abertura do Agenda Cidadã

31 Visualizações
Publicado: 7 de maio de 2015 - Última Alteração: 7 de maio de 2015

Tamanho da Fonte

Mais de 250 pessoas lotaram a Câmara de Araguatins, na manhã desta terça-feira, 5, durante a abertura do Programa Agenda Cidadã,  edição 2015, realizado pelo Tribunal de Contas do estado do Tocantins, em parceria com o Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Energisa. 

Presentes ao evento prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e representantes da comunidade de 27 municípios do extremo norte do Estado, região conhecida como Bico do Papagaio.

O presidente da câmara de Araguatins, Jairo Ribeiro de Araújo, anfitrião do evento, ao lado do prefeito Lindomar Lisboa Madalena, deu as boas-vindas aos participantes do programa. Logo em seguida, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), João Emídio, também prefeito de Brasilândia, destacou que a intenção dos gestores públicos é não errar e que já está muito longe o tempo em que prefeitos e agentes políticos tinham intenções “erradas”. Reconheceu, porém, que a tarefa é difícil, por que a legislação é pesada e que, por isso, há a necessidade de buscar a qualificação constante.

Nesse sentido, o presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, disse que o Tribunal de Contas tem uma grande preocupação em desenvolver programas de caráter educativo. “Nosso sonho é que num curto espaço de tempo mais de 90% das contas sejam aprovadas”, completou. Salientou, também, que o objetivo do Programa Agenda Cidadã é aproximar o Tribunal da sociedade e dos jurisdicionados. “Buscamos fazer com que o Tribunal de Contas esteja no meio da sociedade, ao mesmo tempo em que buscamos levar a sociedade para dentro do Tribunal de Contas”, concluiu.

O relator dos municípios da região, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, ressaltou a importância do planejamento e de sua execução por parte dos órgãos públicos. Também apresentou sua equipe de trabalho e a colocou à disposição para resolver dúvidas dos jurisdicionados.

Representando o Ministério Público de Contas, o procurador Zailon Miranda Labre Rodrigues, explicou o funcionamento e as principais atribuições do Parquet. Natural de Araguatins, declarou-se emocionado de participar do Agenda Cidadã em sua terra natal.

Parceiros

O superintendente do Sebrae, Omar Henemann, abordou as potencialidades do Tocantins e das oportunidades que surgirão com a criação, pelo Ministério da Agricultura, da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a nova fronteira agrícola do Brasil.

Alertou, contudo, que essas oportunidades só trarão resultados concretos para o desenvolvimento da região se houver um trabalho conjunto de todos os setores, sejam públicos ou privados.

Hennemann fez, ainda, uma observação aos gestores e à sociedade sobre a necessidade de conduzir adequadamente as administrações públicas. “Há um engano de entendimento de que por ser público não precisa de cuidado. É exatamente o contrário: por ser público é que precisa ser cuidado”, concluiu.

Ainda na programação da manhã, aconteceu a palestra do consultor do Sebrae, Eurypedes Ribeiro, sobre a Lei Complementar 147/2014, que alterou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Na sequência, o presidente do CRC, Sebastião Célio Costa Castro, convidou os contadores presentes para o Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que acontecerá dias 11 e 12 de junho, no auditório do TCE/TO e do qual o Tribunal é parceiro.

Finalizando o período da manhã, o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Peterson Portela, falou sobre os serviços que a empresa oferece para os órgãos públicos municipais.

À tarde, aconteceram as palestras: “Controle e Gestão Patrimonial”, com o conselheiro substituto, Orlando Alves da Silva, “Principais Irregularidades Apontadas nas Fiscalizações”, com a diretora geral de Controle Externo, Wellane Monteiro Dourado da Silva e “Atribuições do Legislativo Municipal – com a assessora esp. de gabinete de conselheiro, Joana Dark de Souza. A seguir, o relator da regional de Araguatins, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho atendeu os jurisdicionados e por fim esclarecimentos sobre o SICAP/AP.   


Confira os próximos encontros do Agenda:

7 de maio – Araguaína
8 de maio – Guaraí
14 de maio – Miracema
26 de maio – Gurupi
28 de maio – Dianópolis

IMG 3078-500px

 

IMG 3099-500px

IMG 3109-500px

IMG 3157-500px

 IMG 3161-500px

 IMG 3179-500px

IMG 3220-500px

IMG 3280-500px

 

energisa-500px

 

IMG 3315-500px

 

IMG 3331-500px

 

IMG 3351-500px

 

IMG 3364-500px