Municípios recebem últimas orientações para avaliação do Dia D pela Primeira Infância
Tamanho da Fonte
Capacitação abordou formulário, sistemas obrigatórios e importância do planejamento integrado
Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, o Tribunal de Contas do Tocantins realizou a última etapa dos webinários voltados ao processo de avaliação do Dia D pela Primeira Infância, com o tema “Capacitação Técnica: Fluxo de Análise da Avaliação dos Resultados”. Cada dia foi direcionado a um grupo de regiões do estado, garantindo maior organização e participação dos gestores municipais.
No primeiro dia, participaram os municípios das regiões Jalapão e Vale do Araguaia. A abertura foi conduzida pela assessora especial de Comunicação, Dhenia Gerhardt, que deu as boas-vindas aos participantes.
Preenchimento do formulário
A coordenadora técnica do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, Dagmar Gemelli, destacou que esta etapa do webinário foi totalmente dedicada ao preenchimento do formulário de avaliação, documento essencial para medir os resultados das ações realizadas no Dia D.
“Se não houver o retorno dos municípios, não temos como avaliar”, reforçou Dagmar, lembrando que o prazo de entrega vai até 20 de dezembro. Ela também mencionou que, no dia 27 de novembro, foi enviado um ofício circular orientando sobre a unificação das informações e a necessidade de anexar documentos comprobatórios. Além disso, pediu que os gestores informem, no formulário, se houve ações promovidas por algum dos 17 parceiros do Programa.
Atenção aos sistemas oficiais
A outra coordenadora técnica do Programa, Thalyta Fernandes, explicou que o objetivo dos formulários é coletar dados qualificados sobre as ações executadas nos municípios. Ela detalhou o preenchimento, principalmente nas áreas de saúde, educação e indicadores sociais, e alertou sobre a importância de registrar corretamente as ações nos sistemas oficiais.
“Não adianta realizar a ação sem alimentar o sistema”, destacou Thalyta, citando o Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOG-LAB) e o SIPIA–CT (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Módulo Conselho Tutelar).
PMPI: documento estratégico para os municípios
Thalyta também antecipou informações sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), documento que estabelece diretrizes, metas e ações que o município deve seguir para garantir os direitos e o bem-estar de crianças de 0 a 6 anos. O objetivo, segundo ela, é integrar áreas como saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos, promovendo uma atuação conjunta e coordenada.
No dia 10 o webinário atendeu os municípios das regiões das Serra Gerais e Ilha do Bananal e, no dia 11, as regiões do Bico do Papagaio e Véu da Noiva. Os webinários marcam a etapa final de capacitação pós-Dia D, reforçando o compromisso do TCETO com a análise qualificada dos dados e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à Primeira Infância.









